
Existem muitos problemas que a maioria dos pais acaba não dando importância, muitas vezes por achar que não é nada sério ou por achar que até a criança crescer aquele problema irá melhorar. Um dos problemas que afeta muitas pessoas é a gagueira. A dificuldade em pronunciar as palavras, afeta grande parte da população e muitos não sabem como se dá o tratamento. Saiba tudo sobre a gagueira e o tratamento para quem é gago.
O que é?
A gagueira é um distúrbio de fluência, que se caracteriza pela repetição ou alongamento das sílabas. É causada provavelmente por um mau funcionamento de áreas do cérebro relacionadas à temporalização da fala.

A pessoa portadora da gagueira ao falar controla a própria voz com o ouvido esquerdo e a sua emissão vocal não é bem direcionada, ora fala com o lado direito , ora com o lado esquerdo. Esta hesitação interfere na fluência verbal prejudicando o ritmo natural da fala. Ao perceber os movimentos da boca durante a fala destas pessoas percebemos uma gesticulação inquieta e indecisa , onde a voz passeia pelos lábios procurando por qual lado prefere sair, nestes poucos segundos as sílabas se repetem por mais de uma vez, formando a fala hesitante e repetitiva de uma pessoa que apresenta gagueira.Como funciona?
A pessoa
Tratamento
O tratamento da gagueira se inicia com a avaliação do Fonoaudiólogo, aonde o nível de gagueira será medido e o tratamento será traçado com base nisso.
O tratamento contra a gagueira consiste em sessões que estimulam a audição, privilegiando a escuta com o ouvido direito, que ao encaminhar a mensagem para o lado esquerdo do cérebro, faz com que a mensagem atinja o hemisfério da linguagem. Desta maneira o caminho é mais curto e mais rápido evitando a perda de tempo que leva ao problema de temporalização, ou seja, o tempo em que o cérebro leva para elaborar a linguagem e transmiti-la, que é no caso o problema principal da gagueira.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!