Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Riscos da Automedicação: Principais problemas causados por uso demasiado de remédios

                                                   auto
Quem nunca tomou um remédio sem a indicação de um médico depois de uma dor de cabeça ou mesmo febre? Ou até mesmo teria pedido a opinião de umamigo a respeito de que medicamento deverá ingerir em algumas ocasiões?
Na maioria das vezes a automedicação é uma solução para um alívio imediato de alguns sintomas, apesar disto poderá trazer sérias consequências pois pode mascarar um problema mais grave.

Medicação por Conta Própria

A medicação opor conta própria é um verdadeiro veneno, e um dos exemplos de problemas de saúde pública tanto no Brasil como no mundo. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas o SINTOX os medicamentos foram responsáveis por mais de 28% de todas as situações de intoxicação no Brasil.
Enquanto isto a utilização de medicamentos de forma incorreta poderá ainda a carregarum agravamento de uma doença, já que poderá esconder alguns sintomas mais graves. Se o remédio por acaso for um antibiótico, este cuidado deverá ser redobrado. A utilização abusiva deste produto poderá facilitar muito o aumento das resistências de microorganismos até mesmo comprometendo toda a eficiência dos tratamentos.
Existem ainda várias outras preocupações com relação a utilização de remédios, e ela é relativa a combinação inadequada de medicamentos, neste sentido a utilização dos medicamentos poderá tanto anular como também potencializar os efeitos de um ou outro.

Sobre a Automedicação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existe a utilização racional de medicamentos quando estes pacientes acabam recebendo medicamentos que são apropriados para suas devidas condições clínicas, isto em doses e também períodos considerados adequados para que sejam apropriados as atividades e particularidades consideradas individuais, com um baixo custo tanto para eles como para toda a comunidade. Esta foi a definição proferida e que está em vigor desde então da Conferência de Nairobi, que aconteceu em 1985.

Informação

A utilização de remédio de forma incorreta ou mesmo irracional poderá até mesmo se trazer outras consequências também graves como reações de alergias, dependências ou até mesmo a morte.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.