
As Angiospermas são tipos de plantas!
Estes vegetais apresentam suas sementes protegidas dentro de frutos, que também funcionam como um mecanismo de dispersão para os vegetais.
Características Gerais
As angiospermas são plantas traqueófitas, com vasos condutores, com variação de tamanho, desde formas herbáceas até arborescentes.A reprodução nas angiospermas ocorre através de um ciclo do tipo haplodiplobionte, com alternância de gerações, sendo a fecundação por sifonogamia, como nas gimnospermas.
Hábitat
As angiospermas ocupam praticamente todos os ecossistemas do planeta, devido a sua grande capacidade de adaptação e mecanismos eficientes de dispersão, através de suas sementes e frutos.Características e vantagens:
- Dependendo da espécie, pode-se usar a raiz, o caule ou a folha. O órgão mais usado é o caule, pois possui gemas que, facilmente poderão desenvolver-se e dar novos indivíduos.
- Permite a reprodução de plantas que não produzem sementes como: bananeiras, laranja-baía, hibiscos, etc.
- Pode-se obter um grande número de descendentes geneticamente iguais a partir de um único indivíduo, garantindo a manutenção de características genéticas selecionadas.
- A produção de flores, frutos e sementes, em geral é mais rápida do que a reprodução por sementes.
- Na propagação por enxertia pode-se usar um porta-enxerto mais resistente.
Classificação das Angiospermas
As angiospermas são divididas em duas classes, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas, que são caracterizadas de acordo com o número de cotilédones, sistema de raízes, estrutura floral, tecidos meristemáticos e tipos de crescimento e nervuras das folhas.As angiospermas, apesar de apresentarem uma grande diversidade de formas, de tamanho e da organização de suas flores se podem analisar seu processo reprodutivo num aspecto padrão de ciclo de vida com alternância de gerações.


|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!