Com um mundo altamente tecnológico como o que vivemos tudo acaba por depender da eletricidade. Mas não apenas a eletricidade como a concebemos, mas sim de energia. Energia essa que está presente em nosso dia-a-dia através das baterias.
Celulares, controles, rádios, brinquedos e muitas outras coisas acabam por depender de baterias ou pilhas para o seu pleno funcionamento. É estranho ver que uma coisa tá banal do nosso dia-a-dia e a maioria nem saiba como é o seu funcionamento.
Porém, o que muitos esquecem é que estudamos esse e outros assuntos na escola nas temíveis aulas de Química. Esse é um assunto fundamental não apenas para passar de ano, mas é importantíssimo para que você seja aprovado o vestibular.
Mesmo de férias, que tal dar uma relembrada no assunto? Confira abaixo alguns exercícios!
Exercício 1: (PUC-RIO 2008)
O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre espontaneamente (anodo).
Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha.
A) Cobre como catodo e prata como anodo.
B) Prata como catodo e zinco como anodo.
C) Zinco como catodo e cádmio como anodo.
D) Cádmio como catodo e cobre como anodo.
E) Ferro como catodo e zinco como anodo.
B) Prata como catodo e zinco como anodo.
C) Zinco como catodo e cádmio como anodo.
D) Cádmio como catodo e cobre como anodo.
E) Ferro como catodo e zinco como anodo.
Exercício 2: (PUC-RIO 2008)
Considere o esquema abaixo que representa uma pilha constituída de metal cobre em solução aquosa de sulfato de cobre e metal cádmio em solução de sulfato de cádmio.
Uma tabela fornece a informação de que os potenciais padrões de redução do Cu2+ e do Cd2+ são, respectivamente, +0,34 V e -0,40 V e que a prata é um elemento mais nobre que o cobre. Assinale a opção que mostra a ordem decrescente de facilidade de oxidação dos três metais citados e a diferença de potencial (ddp) da pilha indicada na figura.
A) Cu > Ag > Cd; -0,74 V
B) Cd > Cu > Ag; +0,74 V
C) Ag > Cu > Cd; -0,06 V
D) Cd > Cu > Ag; +0,06 V
E) Ag > Cd > Cu; -0,74 V
B) Cd > Cu > Ag; +0,74 V
C) Ag > Cu > Cd; -0,06 V
D) Cd > Cu > Ag; +0,06 V
E) Ag > Cd > Cu; -0,74 V
Exercício 3: (PUC-RIO 2007)
Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:
Sobre o funcionamento da pilha, e fazendo uso dos potenciais dados, é INCORRETO afirmar que:
A) os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de níquel para o de cobre.
B) a ponte salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
C) no anodo ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
D) no catodo ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
E) a reação espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
B) a ponte salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
C) no anodo ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
D) no catodo ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
E) a reação espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
Exercício 4: (UDESC 2010)
Uma pilha de Daniell opera em condições padrões com soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4, com diferença de potencial nos terminais de ΔE0. Cristais de CuSO4 são adicionados na respectiva solução, alterando o potencial para ΔE, na mesma temperatura.
Pode-se afirmar que este novo potencial:
A) permaneceu constante.
B) aumentou.
C) diminuiu.
D) ficou zero.
E) não pode ser calculado.
A) permaneceu constante.
B) aumentou.
C) diminuiu.
D) ficou zero.
E) não pode ser calculado.
Exercício 5: (UDESC 2008)
Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I – As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II – Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III – O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a proposição II é.
B) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
C) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
D) Somente a proposição I é verdadeira.
E) Todas as proposições são verdadeiras.
A) Somente a proposição II é.
B) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
C) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
D) Somente a proposição I é verdadeira.
E) Todas as proposições são verdadeiras.
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Abaixo, confira as respostas
1 – B
2 – B
3 – E
4 – B
5 – C
E para mais exercícios, basta clicar no link abaixo.
Por Paula da Paz
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