A população que circulava ontem na praça José de Alencar, no Centro, participou de atividades e serviços promovidos pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A iniciativa foi da Sociedade Brasileira de Cardiologia Seção Ceará (SBC-CE), em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município. Durante a ação, as pessoas puderam aferir a pressão arterial, medir o peso e a altura, receber dicas de alimentação e praticar atividades físicas.
A hipertensão é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas no início. Ela pode causar problemas como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e infarto. Para Ana Lúcia Ramos, vice-presidente da SBC-CE, a iniciativa é uma forma de chamar a atenção para os riscos que a pressão alta pode causar.
Casos de hipertensão na família, diabetes, sobrepeso, sedentarismo e álcool são alguns dos motivos que provocam o aumento na pressão sanguínea. Mas a alimentação inadequada e o consumo em excesso de sódio, presente no sal, são os principais fatores que levam as pessoas a desenvolverem a doença.
Ana Lúcia alerta que o sódio está presente em produtos em que a população não desconfia. “O sódio é um conservante e está até nos refrigerantes dietéticos e nos doces. A carne de charque tem uma quantidade absurda, quase 2000 miligramas”.
O hambúrguer tem quase 80% da quantidade diária de sódio. Alguns cuidados para prevenir e controlar a doença são uma alimentação equilibrada, o controle do estresse e a prática de atividades físicas, “pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana”, de acordo com Ana Lúcia. A aposentada Maria Eli David Silva, 63, participa de corridas de rua e diz que nunca teve problemas coma pressão. “Adoro fazer atividades físicas, eu faço por puro prazer”.
O agente administrativo Ricardo Lúcio de Oliveira, que é hipertenso, diz-se animado com os serviços. Segundo ele, as orientações nutricionais que recebeu lhe ajudaram no cotidiano. “Eu vou me cuidar mais, seguir as orientações da nutricionista e mudar a minha alimentação”.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!