Uma startup sediada em Boston está buscando um método pouco ortodoxo para ajudar os fumantes a largarem o cigarro: ela está tentando desenvolver a primeira vacina de nicotina eficaz do mundo.
A empresa, Selecta Biosciences, foi fundada pelo engenheiro Robert Langer, do MIT, e pelos imunologistas Ulrich von Andrian e Omid Farokhzad, de Harvard. Seu objetivo é desenvolver um tratamento que impeça o fumante de sentir os efeitos de dependência do hábito induzindo uma resposta imune que pode durar vários anos.
Embora a nicotina não seja um vírus, Langer e os seus colegas acreditam que ela pode ser combatida da mesma maneira que um vírus. A Selecta utiliza nanopartículas sintéticas para fazer com que o sistema imunológico crie anticorpos especializados que se liguem às moléculas de nicotina, tornando-as grandes o suficiente para provocar uma resposta imune. Os anticorpos induzidos pelas nanopartículas se ligam automaticamente à superfície da molécula modificada de nicotina porque suas formas se encaixam perfeitamente. O composto resultante, uma nicotina gigante, é, portanto, impedido de atravessar a barreira hematoencefálica e de causar o efeito normal do fumo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!