Igreja católica realiza há 50 anos festa aos santos Cosme e Damião
Por LORENA MORAIS
A Igreja Católica Apostólica Brasileira, localizada no Alto do Cucuí, em Cachoeira, realiza há exatos 50 anos a Festa dos Mártires São Cosme e São Damião. Tradição no calendário cultural e religioso da cidade, a programaçãoconta com novenário, procissão e atrações culturais como samba de roda, filarmônica e bumba meu boi. A feste este ano acontece de 21 até 30 de setembro.
A festa teve início em 23 de setembro de 1962, quando Clemente José Macedo – que financiou a construção da capela – e devotos dos santos trouxeram da capital da Bahia a imagem de São Cosme e São Damião acompanhada de uma multidão, autoridades civis e eclesiásticas, as filarmônicas Lira Ceciliana e Minerva Cachoeirana e irmandades da cidade.
O cortejo foi conduzido da Praça Nossa Srª do Rosário (Antiga Maciel) com a celebração da primeira missa pelo padre Antônio Carlos Onofre.
Programação religiosa
De 21 a 29 de setembro
20h Novenário na Capela de São Cosme e São Damião, Alto do Cucuí
30 de setembro (domingo)
05h Alvorada com salva de 21 tiros e repique dos sinos
07h Missa Paroquial
16h Procissão saindo da capela e percorrendo as principais ruas da cidade – Participação das filarmônicas Lira Ceciliana, Minerva Cachoeirana e 25 de Junho
Programação cultural
29 de setembro (sábado)
Banda Filarmônica 25 de junho
Samba da Roda Filhos de Nagô
30 de setembro (domingo)
Esmola Cantada e Bumba Meu Boi
Grupo Cultural Gegê Nagô Filhas de Yamin
Samba de Roda Filhos do Caquende
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!