Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Hospital diz que obeso morreu após duas paradas cardíacas em Salvador

Diretores do Roberto Santos deram entrevista coletiva nesta quinta.
Hospital suspeita que problema foi causado por embolia pulmonar.

                           obeso amélia rodrigues; bahia; hospital geral do estado (Foto: Egi Santana/G1)
  Segundo as informações dos diretores do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, Wellington Cortes Conceição morreu após sofrer duas paradas cardíacas em sequência, na madrugada desta quinta-feira (15). Wellington tinha 33 anos, 220 quilos e estava internado na unidade desde a terça-feira (13), após sofrer uma queda em sua casa, no município de Amélia Rodrigues, região metropolitana da capital.
Os detalhes com as causas da morte foram repassados em coletiva de imprensa realizada nesta quinta, no hospital Roberto Santos. Na entrevista, estiveram presentes a diretora geral da unidade, a médica Delvone Almeida, o diretor administrativo, Kerley Ladeia e o médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Luciano Ferreira dos Santos.
Segundo as informações de Delvone Almeida, Wellington teve uma primera parada cardiorespiratória por volta das 1h da madrugada desta quinta, quando foi reanimado pelos médicos da unidade. "Por volta das 1h40, o paciente sofreu uma segunda parada cardíaca e dessa vez, infelizmente, não resistiu às reanimações", explicou a diretora.
                     Médicos do Hospital Roeberto Santos (Foto: Imagem/TV Bahia)
O médico Luciano Ferreira de Sousa explica que a obesidade pode ter sido um dos fatores agravantes do quadro. "Toda a situação dele exigia cuidado, por ser um paciente obeso e que já chegou com quadros de dispineia [falta de ar], hipertensão e problemas de circulação sanguínea, causada pelo problema do peso", explica.
Ainda segundo os diretores, a equipe médica suspeita que uma embolia pulmonar tenha causado as paradas cardíacas. A doutora Delvone explica que "quando a circulação é lentificada, o sangue pode coagular e esses coágulos podem se deslocar e chegar até o pulmão, interrompendo a circulação pulmonar, que é a chamada embolia pulmonar massiva, o que provavelmente aconteceu com o paciente".
Lerley Ladeia falou das necessidades especiais que Wellington precisou enquanto esteve no hospital e do comportamento do rapaz. "Ele necessitou de uma cama especial, além de uma cadeiraadaptada para que ficasse mais sentado, por conta da dificuldade para respirar. Como pessoa, a todo momento era constatado a vontade dele de reverter o quadro da obesidade. Ele era uma pessoa de bom relacionamento com toda a equipe, sempre otimista", diz.
Retirada do corpo
Os diretores da unidade médica informaram que foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros, que se disponibilizou a realizar a remoção do corpo de Wellington do hospital. O enterro está programado para ser feito no cemitério Quinta dos Lázaros, na capital, mas o horário ainda não foi informado pelos familiares.
Morte
Atestado de óbito de Wellington (Foto: Imagem/TV Bahia)Relatório médico de Wellington
(Foto: Imagem/TV Bahia)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (15), em Salvador, Wellington Cortes Conceição, de 33 anos. Ele tinha obesidade mórbida e precisou ser resgatado de dentro de casacom auxílio de um guincho na sexta-feira (9), na cidade de Amélia Rodrigues, a cerca de 80 km de Salvador. Segundo a irmã Débora Cortes Souza, Wellington foi transferido para a UTI do Hospital Roberto Santos na manhã de quarta-feira (14) e o quadro de saúde dele se complicou.
Na tarde de terça-feira (13), o paciente  tinha sido transferido do Hospital Geral do Estado (HGE) para o Hospital Geral Roberto Santos, também na capital baiana. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele receberia tratamento contra obesidade.
Segundo a família, Wellington começou a engordar aos 28 anos. Há pelo menos dois anos, parou de trabalhar porque já não conseguia nem andar. Uma irmã de Wellington também sofre de obesidade.
Entenda o caso
O rapaz foi hospitalizado na sexta-feira após sofrer uma entorse na perna, decorrente de uma queda no banheiro de casa. Após o atendimento no HGE, familiares demonstraram o interesse de que Wellington iniciasse um tratamento específico contra a obesidade.
Uma amiga da família, Valdete Alves da Paixão, contou que devido à dificuldade de locomoção, Wellington passava o tempo todo dentro de casa, em Amélia Rodrigues.
Acidente
Solange Santos, esposa de Wellington, informou que após a queda, ela conseguiu tirar o marido do banheiro com ajuda de outras pessoas, mas não foi possível tirá-lo de casa para uma unidade de saúde devido à dificuldade de locomoção. A família acionou o Corpo de Bombeiros local e um guincho para que fosse possível fazer o resgate de Wellington, que durou quatro horas e meia.
Cerca de dez pessoas auxiliaram o trabalho de retirada do morador e uma parede precisou ser derrubada. Uma ambulância da concessionária Via Bahia foi cedida para transportar o paciente até o HGE.
No HGE, oito homens participaram da remoção do paciente da ambulância para uma maca.
                      Resgate (Foto: Imagem/TV Subaé)
Resgate durou cerca de quatro horas e meia em Amélia Rodrigues (Foto: Imagem/TV Subaé)





|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.