Ninguém gosta de ter pesadelos mas algumas vezes durante a vida todos temos de passar por isso. Mas o que causa os pesadelos? Existem fatores que nos predispõem a termos pesadelos?
Um sono tranquilo é fundamental para o nosso bom desempenho durante o dia, e por causa disso a medicina pesquisou quais as causas dos pesadelos e chegaram a conclusão que o estresse e a privação do sono (insônia) são as principais causas dos pesadelos.
Causas do Pesadelo
- Distúrbio do Pesadelo: Quem tem distúrbio do pesadelo geralmente acorda com um suor frio e com lembranças vivas de sonhos horríveis. Essas pessoas acabam temendo dormir.
- Sonambulismo: Os sonâmbulos geralmente caminham com facilidade, sendo capazes de abrir portas e mover objetos. Entretanto, acordar um sonâmbulo não vai lhe fazer mal algum, mas o sonambulismo é perigoso porque se o sonâmbulo estiver sozinho ele pode se machucar.
- Síndrome da Cabeça Explosiva: A Sídrome da Cabeça Explosiva acontece durante o início do sono profundo, com a pessoa sendo acordada subitamente por um ruído agudo muito alto, que podem ser de pratos quebrando à explosivos. A pessoa é acordada com o som de explosões, como se elas estivessem ao lado ou dentro de sua própria cabeça.
- Alucinações Sonolentas: Essas alucinações ocorrem durante a transição da vigília para o sono, um pouco depois de deitarmos, ou durante o processo de despertar. Essas pessoas dizem ouvir vozes, sentir sensações fantasmas e ver pessoas ou objetos estranhos em seus quartos, assim como insetos ou animais rastejando nas paredes. Alucinações sonolentas são mais comuns em pessoas com narcolepsia.
- Terror Noturno: os terrores noturnos acontecem mais durante o sono não-REM, no início do sono.. Sendo que o Terror Noturno é mais comum nas crianças. A pessoa que sofre de terror noturno, pode de repente, se sentar reto na cama,com os olhos abertos, embora não esteja realmente acordada. Essas pessoas muitas vezes gritam e não pode ser despertadas ou consoladas. Há alguns casos,onde o terror noturno se mistura com o sonambulismo.
- Paralisia do Sono: Durante o sono profundo,os músculos voluntários do corpo ficam imóveis, o que impede as pessoas de se mexerem. Mas há casos onde a paralisia continua mesmo depois que a pessoa acorda. Sendo que as vezes, a paralisia do sono coincide com alucinações.
- Transtorno do Comportamento do Sono: Acontece quando o cérebro não dá corretamente o sinal para o corpo ficar parado durante o sono REM (profundo). Sendo que essas as pessoas podem gritar, socar e chutar, e até mesmo se levantar da cama, correndo ao redor. Mas quando acordam, elas geralmente se lembram dos seus sonhos, mas não de terem se mexido. Devido a violência dos atos de quem sofre deste transtorno, os acidentes são comuns.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!