Primeiro era necessário uma série de cabos para se conseguir uma boa conexão de internet nocomputador. Era cabo para todo lado, um que ia até o modem, depois outro que chegasse ao HUB e mais um para se conectar ao computador. Mas atualmente esse número de conexões podem ser diminuídos com o uso do wireless.
Entretanto muitas pessoas não trocam a sua rede com cabos por um roteador sem fio pois nem sempre o sinal wireless é forte o suficiente, e a pessoa ainda acaba tendo uma perda significativa da velocidade em sua conexão, além da variação de sinal, que muitas vezes só é forte próximo do roteador.
Formas de Melhorar o sinal de Wi Fi dentro de Casa
Identificando o Problema: Primeiro o usuário precisa identificar o que está causando a queda ou lentidão do sinal ao utilizar a conexão wireless. O usuário deve verificar onde seu roteador Wi-Fi está colocado. Devendo instalar o aparelho em locais centrais de sua casa, para que o sinal chegue à todos os cômodos da casa.
Lembrando que o aparelho de Wi Fi deve ficar a altura elevada, como sobre uma estante ou balcão. Evite paredes e objetos metálicos extremamente densos, porque prejudicam bastante o sinal.
Verifique o computador: O computador também pode ter problemas com o recebimento do sinal do Wi Fi. Sendo que é aconselhável que o computador não fique no chão, mas sobre uma superfície mais elevada, para poder receber o sinal do Wi Fi sem impedimentos. Já os notebooks não tem esse problema, visto que ficam sobre mesas e a recepção acaba sendo melhor.
Algumas vezes é a placa de recepção Wi-Fi, que pode não ser tão boa ou apresentar problemas. Sendo que o usuário pode comprar uma nova placa PCI ou um adaptadorUSB para recebimento de sinal sem fio. Também é aconselhável verificar se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados.
Verifique o roteador: Verifique cada item:
Canal do roteador: os roteadores geralmente vem com um padrão de fábrica. Só que os eletrônicos sem fio utilizam, a mesma frequência. Então é necessário modificar o canal em que o roteador trabalha para não haver nenhum tipo de complicação no sinal. Já para mudar o canal do roteador é possível usar o programa NetStumbler. Atualize o firmware: atualizar o software do roteador, faz uma grande diferença na qualidade da transmissão e recebimento de dados. Para atualizar o firmware do roteador, o usuário deve acessar o site do fabricante e procurar atualizações para o modelo que tem.
Antenas do roteador Wi Fi: A capacidade das antenas são medidas em uma unidade chamada dBi que, corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal. Ando que quanto maior o dBi, maior e melhor o alcance das antenas que estão conectadas ao roteador. Então se o usuário tiver antenas mais potentes, os obstáculos e a distância não vão intervir tanto com o sinal.
O usuário pode verificar se o seu roteador permite trocar as antenas, pois como a maioria dos roteadores vêm com antenas de 2 ou 3 dBi, troca-las por uma mais potente pode resolver muitos problemas.
O usuário pode verificar se o seu roteador permite trocar as antenas, pois como a maioria dos roteadores vêm com antenas de 2 ou 3 dBi, troca-las por uma mais potente pode resolver muitos problemas.
Repetidores: Os repetidores são bastante eficientes para aumentar a efetividade com que o sinal chega a todos os locais da casa. Sendo que a função dos repetidores é reenviar o sinal wireless do roteador principal, refletindo-os como se fossem espelhos. Assim o usuário pode dividir o espaço total da sua casa em dois ou mais pontos principais e obter uma cobertura Wi-Fi bem melhor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!