Ruby: É uma linguagem dinâmica e de utilização geral que combina sintaxe inspirada no Perl, com funcionalidades ao estiloSmalltalk. Tendo o seu foco na simplicidade de codificação e na produtividade do processo de programação. Possui uma sintaxe elegante o que torna muito fácil se ler e escrever nesta linguagem.
Pearl: é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e interpretativa, que foi desenvolvida como uma linguagem de scripting de utilização abrangente, tornando os processos de reporting mais fáceis. Passou por constantes revisões e alterações ao longo dos anos e a versão mais recente desta linguagem de programação é a 5.16.3, lançada em março de 2013.
Python: é uma linguagem de alto nível que visa a facilidade de leitura do código. O Python facilita aos programadores utilizarem menos linhas de código para expressarem os conceitos que desejam., mantendo uma boa capacidade de respostas para programas de pequena ou grande escala.
Visual Basic: é uma linguagem orientada a eventos de terceira geração usada num ambiente integrado de desenvolvimento da Microsoft. Sendo fácil de aprender e utilizar, permitindo o rápido desenvolvimento de aplicações baseadas em interfaces gráficos.
PHP: é uma linguagem open source muito utilizada para a produção de conteúdos dinâmicos no desenvolvimento de páginas webs. Foi uma das primeiras linguagens a privilegiar o processamento do lado do servidor, utilizando scripts diretamente nas páginas HTML em vez de chamar ficheiros externos. Sendo utilizado em softwares como o WordPress, o Joomla, o Concret5, o MyBB, o Drupal entre outros
C# ou C Sharp:: é uma linguagem de programação multi-paradigma que inclui muita disciplina de programação como o Strong Typing, a orientação funcional e genérica a objectos (com classes) e a orientação a componentes. A C# foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.
C++: É a linguagem tida como referência na programação orientada a objetos. De médio nível, por combinar características de linguagens de alto e baixo níveis, sendo também uma das linguagens comerciais mais utilizadas nos meios acadêmicos, mas até o sistema operacional Windows é desenvolvido em C++.
Objective-C: Também chamada de ObjC, é uma linguagem de programação orientada à objetos, que adiciona transmissão de mensagens no estilo Smalltalk para o C. Sendo a principal linguagem de programação usada nos sistemas OS-X e IOS. Também foi a principal linguagem utilizada pela NeXT para o seu sistema NeXTSTEP, de onde derivaram os sistemas da Apple.
Java: é uma das linguagens de programação mais populares nas aplicações web cliente-servidor. Criada para ter o menor número possível de dependências, não sendo compilada para código nativo, mas para um butecode que é executado em uma máquina virtual (Java Virtual Machine). As aplicações Java seguem a regra “write once run anywhere” (WORA), não precisando compilar o código em cada máquina individualmente.
C: é a linguagem de programação mais popular tanto no seu estado nativo, como pelas influências que teve em muitas das outras linguagens. Sendo uma linguagem que é suportada por praticamente todas as arquiteturas de computador, e muito utilizada no desenvolvimento de drivers e softwares complexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!