Se existiu uma guerra que marcou o nosso país apesar de ter sido uma guerra regional, com certeza foi a Guerra dos Farrapos ou
Revolução Farroupilha que aconteceu entre 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845 na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Como toda revolução, o descontentamento com o governo imperial era uma das causas mais fortes além da revolta por causa dos altos impostos cobrados no comércio do couro e charque, busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias e a entrada de charque e couro de outros países com preços baratos o que dificultava e prejudicava demais os comerciantes do sul do Brasil.
Durante o conflito que durou anos muitos foram os desdobramentos e a cidade de Porto Alegre foi tomada pelo comando de Bento Gonçalves forçando a retirada das tropas imperiais. O líder foi preso e a liderança do movimento passou para Antônio de Souza Neto. Com tudo isso as vitórias dos farroupilhas diante das forças imperiais continuava visível e em 1836 é proclamada pelos revolucionários a República Rio-Grandense onde eles declararam Bento Gonçalves o presidente mesmo estando preso.
Em 1837, Bento Gonçalves fugiu da prisão e assume a presidência da recém-criada República Rio-Grandense fazendo com que a Revolução ganhasse força e em 24 de julho de 1839 os farroupilhas proclamaram o estado de Santa Catarina como República Juliana.
Com a revolução tomando força, o governo imperial nomeou em 1842, Duque de Caxias para comandar uma ação com o objetivo de acabar com a revolução que separava o sul do Brasil e foi somente em 1845 após muitos conflitos militares que os farroupilhas já enfraquecidos aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou e com isso o Império Brasileiro reintegrou a República Rio-Grandense.
Revolução Farroupilha
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!