Escola organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia, funcionários
em ação, comunidade participativa - e, acima de tudo, alunos aprendendo. Esse é
o cenário ideal para uma instituição de ensino. Não se chega a ele sem muito
trabalho e sem a presença de um diretor à sua frente. Ele deve ser um
profissional que, na definição clássica do pesquisador Antônio Carlos Gomes da
Costa, conjuga três perfis básicos:
- Administrador escolar:
mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias
e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
- Supervisor pedagógico:
valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a
orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;
- Líder sociocomunitário:
preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade,
está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola
nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.
Não é uma tarefa fácil. O diretor precisa ter conhecimento e
sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom
funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e
legais à comunicação com pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão
da infraestrutura do local. A lista abaixo dá uma ideia da complexidade de sua
atuação:
As principais funções do diretor
- Cuidar das finanças da
escola;
- Prestar contas à comunidade;
- Conhecer a legislação e as
normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse
órgão;
- Identificar as necessidades
da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e
à Secretaria de Educação;
- Prezar pelo bom
relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente
agradável;
- Manter a escola esteja limpa
e organizada;
- Garantir a integridade
física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e
equipamentos;
- Conduzir a elaboração
do projeto
político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar
nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
- Acompanhar o cotidiano da
sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
- Ser parceiro do coordenador
pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
- Incentivar e apoiar a
implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o
espaço necessário para seu desenvolvimento;
- Gerenciar e articular o
trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
- Manter a comunicação com os
pais e atendê-los quando necessário.
Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da
escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e
funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma
gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta
do trabalho.
Essa articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre
visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos.
Afinal, é função primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico
da instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de
recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!