Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Morfologia humana

                                                               

Morfologia designa ao estudo das formas dos seres vivos, ou de uma parte deles.Sendo essencial para a identificação e para a classificação das espécies, ela é dividida em Histologia e Anatomia.
Seguindo esta base, veremos a Morfologia humana primeiro pela sua Histologia, e, após pela sua Anatomia.
Os estudos da Histologia especificam-se nos estudos dos tecidos biológicos, no que diz respeito a sua função, estrutura e formação.
Os tecidos são divididos em:
Tecido epitelial:  Reveste o corpo humano externa e internamente. Também tem comoatividade produzir as glândulas de secreções.  Os epitélios que revestem o corpo são chamados de epitélios de revestimento ( trata-se de muito unidas, fazendo com que esse tecido seja muito resistente), enquanto o que produz glândulas é denominado de epitélio glandular.
Tecido conjuntivo: a sua principal característica está em possuir células variadas, com uma imensa quantidade de material intercelular. As funções dos tecidos conjuntivos são: preenchimento, sustentação, transporte, armazenamento, reparação, defesa e nutrição.
Tecido muscular: é o responsável pela movimentação, batimento cardíaco, pulsação arterial, contração uterina, etc. Estriado esquelético, estriado cardíaco e visceral liso são os tipos de tecidos musculares.
Tecido nervoso: é constituído por células que são capazes de transmitir estímulos elétricos ou químicos. As principais células nervosas são os neurônios.
A Anatomia humana é composta dos estudos da forma e da estrutura dos seres humanos, relacionando-os com os órgãos que o constituem.
Os estudos de anatomia se dividem em:
Osteologia: tem como função o estudo dos ossos.
Miologia: tem como função o estudo dos músculos.
Sindesmologia ou Artrologia: tem como função o estudo das articulações.
Angiologia: tem como função o estudo do coração e os grandes vasos.
Neuroanatomia: estuda o sistema nervoso central e o periférico.
Estesiologia: estuda os órgãos que se tem como característica a captação das sensações.
Esplancnologia: estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função, tal qual: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária.
Endocrinologia: estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, que são diretamente drenados na corrente sanguínea.
Tegumento comum: estuda a pele e os seus anexos.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.