Elementos da Linguagem
Tem também aquele elemento, que é chamado de emissor, que envia as mensagens para uma pessoa ou um grupo. O código entra como elemento da linguagem sendo um conjunto de regras de combinação de signos para que você consiga elaborar uma mensagem de uma maneira que o emissor codifique aquilo que o receptor irá receber.
Função emotiva e referencial
Função emotiva é conhecida quando o emissor imprime em um texto as marcas da sua identidade pessoal, como avaliações, opiniões e emoções, sendo que o leitor sinta este tipo de presença do emissor no texto. Já a função referencial é um objeto ou situação que privilegia a mensagem referida, buscando transmitir informações objetivas e claras. Geralmente, a função referencial é muito usado em textos jornalísticos.
Função fática e conativa
A função fática vem para que você consiga designar algumas formas usadas para chamar a atenção, como ruídos. Durante esta função, ocorre um processo quando a mensagem transmitida orienta o canal de comunicação buscando fortalecer uma ótima interpretação.
A função conativa já é um pouco diferente, pois ela procura organizar o texto de uma forma que se imponha sobre o receptor da mensagem transmitida, tentando persuadir esta pessoa. Ela tenta passar uma mensagem para que o leitor adote o conteúdo transmitido ou aquele comportamento e comece a praticar.
Função poética e metalinguística
Já a função metalinguística é absorvida quando a linguagem volta sobre si mesma e acaba transformando em uma referência. Vale a pena citar que todas as funções não são tão exploradas, mas de modo geral são usadas nas vidas das pessoas. Você vai conseguir perceber e identificar a finalidade principal de cada texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!