Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Sistema Nervoso - Resumido

 O sistema nervoso é o conjunto de neurônios, nervos, gânglios e centros nervosos que asseguram o comando e coordenação das funções vitais, além das reações e das mensagens sensoriais. Ele é composto pelo Sistema Nervoso Central, que é constituído pelo encéfalo e a medula espinhal, e pelo Sistema Nervoso Periférico, que é constituído pelo sistema somático e o sistema autônomo.

                                                      Neurônio

Encéfalo localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, é o centro de todo sistema  nervoso. São extremamente complexos possuem cerca de 86 bilhões de neurônios ligados por 10.000 conexões sinápticas. O encéfalo se comunica com todo o corpo por meio de vias chamadas de axônios.
Medula espinhal é um alongamento do encéfalo, aloja-se no interior da coluna vertebral. A medula é responsável pela parte motora, onde os neurônios motores que são responsáveis por enervarem os músculos ficam. Ela é responsável também pela parte da sensibilidade do corpo e parte da sensibilidade da cabeça. E nela são iniciados alguns dos processos de processamento inicial de informações.
O sistema nervoso somático é constituído pelos nervos sensoriais, que mantém o corpo em contato com o mundo exterior e pelos nervos que comandam as reações do corpo ao mundo exterior. E também com os impulsos voluntários enviados aos músculos esqueléticos. Basicamente é a parte responsável pelas sensações e por toda parte de movimentação esquelética.
Divisão do encéfaloJá o sistema nervoso autônomo controla o funcionamento interno do organismo, como o ritmo cardíaco, respiração e atividades fisiológicas, além das reações físicas de ordem emocional. Esse sistema é responsável também pela resposta corporal a uma mudança do ambiente, como por exemplo, ao frio, fazendo com que o corpo não perca tanto calor para o ambiente. O sistema nervoso autônomo esta divide em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
O sistema simpático é responsável por reações de stress, como uma briga, discussão ou perigo aumentando os batimentos cardíacos, pressão arterial e adrenalina no sangue.
O sistema parassimpático, no entanto é responsável por reações de calma, como yoga, meditação e dormir.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.