O sistema digestório é composto por vários órgãos e o responsável pela nossa digestão e absorção dos alimentos no nosso organismo.
Não existe, portanto um órgão mais importante que o outro, pois se algum deles não estiver funcionando corretamente vai acabar danificando os outros.
Este processo somente é possível graças ao sistema digestório, que é o responsável por transformar os alimentos que ingerimos em moléculas suficientemente pequenas para penetrarem em nossas células.
Este sistema responsável tanto pela digestão quanto pela absorção dos alimentos é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e glândulas anexas.
A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva.
O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas que são localizadas na língua, é através delas que identificamos quando determinado alimento é doce, salgado, azedo ou amargo.Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe que o empurra para o esôfago, este, através de seus movimentos peristálticos, empurra o alimento para o estômago.
Apenas 5% da digestão ocorrem no estômago.
Do estômago, o bolo segue para o intestino delgado, onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão.
Para realizar todo este processo, o corpo utiliza em média dez litros de água.
É através do intestino grosso que a maior parte desta água é reabsorvida, apenas uma pequena parte dela é utilizada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.
Este é o funcionamento do nosso sistema digestório ou digestivo.
Por Ana Burguesa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!