Você deve conhecer pessoas com Estrabismos e com certeza em algumas se nota rapidamente e em outras é bem leve. O Estrabismo ainda não é uma doença que os médicos tenham certeza das causas porque ela pode ser hereditária muito embora existam pessoas estrábicas que não tem histórico na família.
O que é?
É um defeito ocular no qual os olhos estão mal alinhados e apontam em diferentes direções. O não alinhamento pode ser notado sempre, ou pode ser notado esporadicamente.
Percebemos o estrabismo mais frequentemente em crianças apesar de que pode acontecer com adultos que nunca tiveram nada.
Como perceber?
Às vezes o problema é leve, mas para que não se agrave existem alguns fatores que podem fazer diferença.
- O ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico
- A tendência é inclinar a cabeça para um lado.
- Olhar para o sol só com um olho
- Não é capaz de calcular profundidade
- Os olhos apresentam desvio para dentro ou para fora
- Os olhos não se moverem juntos
Causas
Pode ser hereditária e com raras exceções não haver nenhum caso na família e precisa ser tratada com rapidez porque no caso de crianças onde o problema do estrabismo é mais freqüente, ela passará a ignorar completamente a imagem do olho que apresentar mais problema causando complicações futuras de visão.
Tratamentos
Os tratamentos do estrabismo são para endireitar os olhos, corrigir a visão e restaurar a visão correta.
Podem ser usados, óculos, medicação injetável que fará com que os nervos oculares voltem a funcionar, colírios ou pomadas e em último caso a cirurgia.
Quanto mais cedo for feito qualquer tratamento do estrabismo, mais fácil será a correção, por isso se você perceber alguém do seu convívio com estrabismo encaminha a um oftalmologista para que os procedimentos sejam rapidamente feitos e a pessoa volte a enxergar melhor e recuperar a auto-estima.
Sabemos que principalmente no caso de crianças o estrabismo vai gerar gozações e isso poderá refletir negativamente na formação desta criança. Por isso quanto mais rápido mais fácil de se livrar do problema já que é uma doença de fácil tratamento, mas que pode demorar um pouco para surtir efeito se a opção não for cirúrgica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!