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Conjunções Subordinativas e suas categorias

As conjunções subordinativas são aquelas que ligam duas orações que dependem sintaticamente uma da outra e estão ligadas a nove categorias.


                                            Os diversos tipos de conjunções subordinativas exigem atenção na hora de aplicar as regras.

Como já vimos anteriormente, as conjunções subordinativas são aquelas que ligam duas orações que dependem sintaticamente uma da outra.
Note na frase abaixo que o termo em negrito é uma oração, pois, possui ação verbal própria, mas somente está presente para atribuir uma circunstância de tempo ao verbo “ver”. Essa oração, chamada de oração subordinada ou sintagma conjuncional, é um termo dependente que não possui sentido quando isolado.
A)   Vi um filme depois que saí da escola.
  1. Depois que = locução conjuntiva subordinativa
As conjunções subordinativas estão classificadas em nove categorias: causaisconcessivascondicionaisfinais,temporaiscomparativasconsecutivas e integrantes, mas a Nomenclatura Gramatical Brasileira inclui as conjunçõesconformativas e proporcionais que a Nomenclatura Gramatical Portuguesa reconhece como comparativa.
  • As causaisconcessivascondicionaisfinaistemporais,comparativasconsecutivas sempre iniciam orações adverbiais enquanto as integrantes introduzem orações substantivas.
Ainda há um detalhe sobre as conjunções comparativas e consecutivas que, apesar de iniciar com orações adverbiais, vêm geralmente relacionadas a um termo de outra oração.

As conjunções subordinativas adverbiais

São aquelas que iniciam orações com advérbios e, portanto, sempre introduzem uma circunstância para ação verbal.

A.   Causais

Iniciam uma oração subordinada que denota um sentido de causa. Geralmente, os vocábulos utilizados são os seguintes: porque, porquanto, pois, como (=porque), pois quejá quepor isso que,uma vez que, visto que, visto comoque, entre outros.
  • A)   Como  as pernas trôpegas exigiam repouso, descia raro à cidade.
  • B)   Couto estava sombrio, pois aparecera um investigador perguntando sobre Maria.

B.   Concessivas

Iniciam uma oração subordinada em que há um fato contrário à ação principal, mas que não a impede. Os vocábulos comuns nesse caso são: embora, conquanto, mesmo que, ainda que, bem que, posto que, por mais que, por menos que, nem que, apesar de que, que, entre outros.
  • A)   Nem que a matassem, confessava.
  • B)   Irei, mesmo que ele não vá.
  • C)   Embora fosse corajoso, tinha medo de altura.

C.   Condicionais

Iniciam uma oração subordinada em que indica uma hipótese ou uma condição para que seja realizado ou não a ação principal. As conjunções comuns são: se, contanto que, caso, sem que (=se não), salvo se, dado que, a menos que, a não ser que, entre outros.
  • A)   Se aquele entrasse, também os outros poderiam tentar.
  • B)   Caso ele vá, eu não irei.
  • C)   Poderá conhecê-lo contanto que não lhe diga a verdade.

D.   Finais

Iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade da oração principal: para que, a fim de que, porque (=para que).
  • A)   Não bastava sua vontade para que tudo se arranjasse.
  • B)   Vem cá a fim de que encontremos uma solução.

E.   Temporais

Iniciam uma oração subordinada que indica circunstância de tempo: todas as vezes que, antes que, quando, depois que, cada vez que, até que, logo que, sempre que, apenas, mal, que (=desde que), assim que, desde que, entre outros.
  • A)   Quando tia Maroca voltou da fazenda, trouxe para Gael muitas frutas.
  • B)   Sempre que posso, viajo para o interior.
  • C)   Mal começou a cantar, todos o vaiaram.
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F.    Consecutivas

Iniciam uma oração subordinada que indica a conseqüência da ação da oração principal: que(combinado com tal, tanto, tão, tamanho, existentes ou latentes na oração anterior), de maneira que,de forma quede sorte que, entre outros.
  • A)   Foi tão engraçada a piada que Marina chorou.
  • B)   A tristeza era tal que João desistiu da vida.

 G.   Comparativas

Iniciam uma oração subordinada que indicam uma comparação ou um confronto: quedo que (depois de mais, menos, maior, melhor, menor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como,bem comocomo seassim comoque nem.
  • A)   Mais do que as palavras, falavam as atitudes.
  • B)   Ela era melhor que a mãe.
  • C)   Bem como o rio, a vida corre livremente.
  • D)   Assim como a corsa suspira pelas águas, suspira minha alma.
Concordância Verbal - Regras
Através do Verbo da frase, aplique a conjunção correta. (Foto: Shutterstock)
As conjunções subordinativas substantivas Integrantes
São aquelas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que têm função de substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de uma outra oração). Apenas as conjunções “que” e “se” são as únicas com função de conjunção integrante.

A.   Quando o verbo exprime certeza, usa-se a conjunção “que”.

  • A)   Ela disse que não virá. (Introduz o objeto direto)
  • B)   É preciso que estudemos. (Introduz o sujeito)
  • C)   João Garcia garantiu que voltava. (Introduz o objeto direto)
  • D)   Tenho certeza de que gosta de mim. (Introduz o objeto indireto)

B.   Quando o verbo exprime incerteza, usa-se a conjunção “se”.

  • A)   Ninguém sabia se estava ferido. (Introduz o objeto direto)
  • B)   Vê se me entendes. (Introduz o objeto direto)
  • C)   Não sei se sentiras saudades. (Introduz o objeto direto).

As conjunções conformativas e proporcionais

Como já dito acima, essas duas conjunções sãos distinguidas apenas pela Nomenclatura Gramatical Brasileira, pois na de Portugal, elas enquadram-se nas conjunções comparativas

A.   Conformativas

Iniciam uma oração subordinada que exprime a conformidade de um pensamento em relação ao pensamento da oração principal: conforme, como (=conforme), segundo, consoante, entre outros.
  • A)   Conforme o capricho do vento, os cabelos da pequena morena esvoaçavam.
  • B)   Como combinamos, entregamos tudo a tempo.
  • C)   Cada um levava a vida consoante os próprios ideários.
 B.   Proporcionais
Iniciam uma oração subordinada que menciona uma ação realizada ou para realizar-se simultaneamente com a ação da oração principal: à medida que, ao passo que, enquanto, à proporção que, quanto mais… mais ,ao passo que, quanto mais… tanto mais, quanto mais… menos, quanto mais… tanto menos, quanto menos… menos, entre outros.
  • A)   À medida que avançavam, iam se sentindo mais tranquilos.
  • B)   Quanto mais estudava, menos aprendia.
  • C)   Tornavam-se agressivos à proporção que o tempo passava.

Observações:

Polissemia conjuncional
Algumas conjunções subordinativas (que, como, porque, se, entre outras) podem pertencer a mais de uma classe, pois o seu sentido depende do contexto das frases em que estão inseridas, portanto, independente das conjunções pré-determinadas, analise a frase com atenção para determinar a verdadeira classe de cada conjunção.
Locução conjuntiva
Muitas conjunções formadas pela partícula “que” costumam ser antecedidas por advérbios, preposições e particípios. Nesse caso chamamos a locução de locução conjuntiva: desde que, antes que, até que, sem que, entre outras.
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