Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Câmara comemora aniversário da cidade

Câmara comemora aniversário da cidade
Em concorrida sessão, presidida pelo vereador Wendel Chaves, a Câmara Municipal da Cachoeira comemorou o aniversário de 175 anos da elevação da antiga e histórica Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira à categoria de cidade, às 9h da manhã deste 13 de março de 2012. Salão Nobre superlotado, a audiência concentrou-se no discurso do orador oficial da efeméride, o Prof. Rogério Almeida, que durante 25 minutos traçou o perfil histórico da cidade, destacando instituições seculares que integram os segmentos culturais de maior expressão na comunidade, citando nominalmente as Filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e Loja Maçônica Caridade e Segredo.
A reportagem do Jornal O Guarany destacou partes do discurso. Disse o Prof. Rogério Almeida: “Cachoeira, sede das mais fortes manifestações da cultura material e imaterial já reconhecidas como patrimônio da nação, é portadora deste discurso. Razão por que o governo da República lhe destinou elevada soma de recursos do PAC das cidades históricas para restaurar, preservar os valores de sua herança cultural assim como investir nas iniciativas privadas que visem ao crescimento da economia local.
É evidente que a mensagem de elevação da Cachoeira à categoria de cidade, nas solenidades de seus 175 anos, inclui o pleito de reformas em imóveis privados da cidade, com que se possa comemorar em 2013 e 2014 e assim sucessivamente, o aniversário desta urbe histórica com os bens que constituem o seu patrimônio cultural integralmente reformados, sem manchas urbanas e com a plena preservação de suas Instituições seculares.
Em meio à opulência cultural da nossa Cachoeira, há três Instituições mais que centenárias, as quais merecem especial menção nesta minha alocução, por terem sido fundadas com a participação de maçons e serem todas dirigidas atualmente por membros da maçonaria, sem desconhecer o mérito dos não-maçons que presidiram seus destinos por algum tempo. Fundada e funcionando sem interrupção há 134 anos, a Loja Maçônica Caridade e Segredo, representada nesta solenidade pelo seu secretário, Prof. Carlos Borba; com 142 anos de existência, a Filarmônica Lyra Ceciliana, presidida pelo advogado José Luiz da Anunciação Bernardo, e há 134 anos, a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, da qual sou presidente.
Maçons fundadores de ambas as Filarmônicas, tanto os da Lyra quanto os da Minerva juntaram-se a outros líderes maçons do período e unidos fundaram a Respeitável Loja Maçônica Caridade e Segredo, onde aprendi a levantar templos à virtude e a cavar masmorras ao vício. A Loja Maçônica Caridade e Segredo é para mim um sacrário de permanente memória, pois, o meu saudoso pai, Robustiano Almeida construiu uma das mais belas páginas de sua história, como seu obreiro e venerável. Fiel seguidor dos passose do caráter do meu saudoso pai, procurei preservar não só a herança material que ele nos deixou, mas também a herança moral e o apreço que ele sempre dedicou à Maçonaria, na Loja Caridade e Segredo. Os que se arvorarem, a interromper esta trajetória, mesmo que seja temporariamente, sofrerão conseqüências funestas e irreversíveis. Estas Instituições seculares que vencem os obstáculos, resistem as intempéries e as incompreensões, quanto mais ofendidas, mais crescem, quanto mais se busca tirar-lhe o brilho, mais agigantam-se. Ninguém, nenhum de nós tem o direito de excluir-se, de promover nem de aceitar a exclusão de valores de nossa sociedade no processo de construção e preservação histórica das Instituições as quais me refiro.
Razão por que quero concluir este discurso, reafirmando a minha disposição de preservar estes valores, inspirado no salmo 133 que nos ensina “eis como é bom e suave que é que os irmãos estejam em união. É como o óleo precioso que desce sobre a cabeça e sobre a barba, a barba de Arão e que desce sobre as golas de suas vestes. É como o orvalho do Hermon que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e vida para sempre," concluíu o orador.
Flashes da solenidade
Crédito das Fotos:Tainá Dayube, repórter fotográfica do Jornal O Guarany
Convidados no Salão Nobre da Câmara lêem a edição do dia do Jornal O Guarany
Orador oficial entrando no Salão Nobre da Câmara
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.