Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Tiranossauro chinês tinha corpo revestido de penas

Fósseis encontrados no norte chinês surpreenderam os paleontólogos.
Rio de Janeiro - Paleontólogos sabem há mais de uma década que alguns pequenos dinossauros tinham penas semelhantes às de aves — e boa parte desse conhecimento veio do norte da China. Agora, três fósseis de um novo tipo de tiranossauro da mesma região mostram que pelo menos um grande carnívoro compartilhava dessa mesma cobertura.
O nome da nova espécie, Yutyrannus hauali, significa “belo tirano de penas”, numa combinação de latim com mandarim. Os três espécimes foram coletados em uma mesma pedreira na província de Liaoning e foram descritas por cientistas chineses e canadenses na edição desta semana da “Nature”.
Coautor do estudo, o professor Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Pequim, explica que a penugem do dinossauro é “mais felpudo, como é um pintinho hoje em dia, do que as plumas rígidas de uma ave adulta”.
Os pesquisadores estimam que um adulto da espécie tivesse cerca de 9 metros de comprimento e 1,4 tonelada — ou seja, seria consideravelmente menor do que o famoso Tiranossauro rex, mas 40 vezes mais pesado que o maior dinossauro de penas conhecido até agora, o Beipiaosaurus. O grande tamanho de Yutyrannus e sua cobertura aveludada descartam completamente que ele fosse capaz de voar. As penas, portanto, teriam outra função: protegê-los das temperaturas moderadas do Cretáceo Inferior, de cerca de 10 graus Celsius.
— A ideia de que as penas primitivas fossem para isolamento térmico, e não para voo, era considerada há muito tempo — explica o paleontólogo canadense Corwin Sullivan, coautor do estudo sobre o Yutyrannus. — Mas grandes animais podem reter calor facilmente; na verdade, eles chegam a sentir calor demais. E isso faz com que oYutyrannus seja uma surpresa.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.