Doenças comuns que afetam as unhas - Conheça as causas
Veja como algumas doenças podem afetam as suas unhas por meio de bacterias. Saiba quais os sintomas e como se prevenir para caso de infecções.
As unhas são uma das maiores preocupações das mulheres. Precisam estar bem pintadas, com as cutículas em dia e todas com o mesmo comprimento! Porém, quando não cuidamos tanto assim de nossas unhas, elas podem acabar pegando algumas doenças. Sim, as unhas também ficam doentes! Conheça as doenças mais comuns, veja suas causas e aprenda a prevenir e tratar.
Unha Encravada
A unha encravada não chega a ser uma doença, mas uma inflamação. A unha encrava quando, ao cortarmos, deixamos sem perceber uma ponta saliente nos cantos. Essa ponta entra na pele, e começa a inflamar os lados do dedo. Pode acontecer tanto nas mãos, quanto nos pés. Para prevenir, procure sempre lixar as unhas ao invés de cortá-las com cortador ou alicate. Lixando, você vai perceber que é mais fácil controlar o seu tamanho e forma, evitando que encrave. Para tratar aunha encravada, tente retirá-la do canto infeccionado com um utensílio esterilizado para unhas próprio para isso. Não esqueça de higienizar os pés com álcool, e evitar usar sapatos apertados. Caso esteja doendo muito, e você não consiga retirar, procure um médico.
Bactérias
As infecções bactericidas ocorrem quando deixamos nossas mãos e unhas muito tempo sem higienização. Coisas como: pegador do ônibus, teclado do computador, animais, entre outros, podem ser a causa da infecção. Os sintomas são: sensibilidade ao tocar as unhas e vermelhidão. Para prevenir, acostume-se a lavar as mãos constantemente com sabonetes antibacterianos.
Causada por stress em excesso, preocupações e angústia, a psoríase é uma doença que ocorre nas unhas e também, nas articulações. É possível notar que as unhas ficam levemente onduladas, com áreas descamadas, e rugosidade. Para evitar a psoríase, procure alongar o corpo e relaxar a mente sempre que possível. Para tratar a doença, procure tratamento médico.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!