As pedras nos rins, ou cálculos renais, são pedras que podem ser microscópicas (ou podem atingir te 2,5 cm de diâmetro) causadas por acumulo de sais na urina, acido úrico ou, ainda, em alguns casos, por uma infecção urinária.
Quando a urina fica saturada com algum componente, que deveria eliminar, ela acaba formando cristais que, posteriormente, formam as pedras. Isso pode acontecer em decorrência da alimentação ou, ainda, na própria pré-disposição biológica do individuo.
Sintomas
As vezes, as cólicas podem vir acompanhadas, também, de pontadas. Pode ocorrer, ainda, palpitação, náusea, vômito, distensão abdominal, calafrios, febre, sangue na urina e desejo frequente de urinar. Mas, nem todos os casos de pedras nos rins costumam vir acompanhados de cólicas renais. Muitas pessoas tem o problema e nem sabe.
Dicas e Tratamento
Há, ainda, a uretroscopia, que é quando insere-se um aparelho especifico pela uretra (com o paciente anestesiado) para se fazer a remoção das pedras. Agora, quando o caso é muito grave, e nenhuma das opções anteriores é mais possível para resolver o problema, é necessário que se faça uma cirurgia aberta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!