Conheça as principais doenças que são geradas pelo uso do cigarro, sendo um fumante passivo ou ativo, e como este consumo pode trazer riscos a você!
Responsável por milhares de mortes anualmente em todo o mundo, o cigarro afeta fumadores ativos e passivos através das substâncias tóxicas que liberta.
Um dos veículos de transmissão mais relevantes é o fumo, que causa múltiplos problemas de saúde em vários órgãos do corpo humano. Uma das mais conhecidas e temidas doenças é o câncer, passível de afetar a boca, laringe, estômago e pulmões (cuja aparência enegrecida denuncia o contato do organismo humano com o fumo, quer ativa, quer passivamente).
Doenças Pulmonares
Este último órgão pode também ser alvo de enfisema, popularmente conhecida como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que se caracteriza pela destruição gradual do tecido pulmonar e, conseqüentemente, pela distensão do mesmo, causando falta de ar e dificuldades respiratórias sérias.
No âmbito das doenças afetas ao sistema respiratório, o fumo do cigarro prejudica potencia também a bronquite e agrava os quadros de asma, especialmente em crianças e adolescentes. Esta camada mais jovem da população é muito prejudicada pelo fumo, que contribui igualmente para a redução da capacidade de memorização e aprendizagem, sendo este um fator crucial que pode tornar-se um obstáculo grave no seu desenvolvimento saudável em termos pessoais e educacionais.
Outras Doenças
Finalmente, também o desempenho sexual são afetadas pelos efeitos do fumo do cigarro, uma vez que este causa impotência sexual; assim, homens e mulheres podem revelar dificuldades de lubrificação e de obtenção de prazer através da relação sexual, sendo que este impedimento tem impactos ao nível físico e psicológico e pode ter repercussões no plano individual e relacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!