Esta inciativa é considerada como um resultado de grandes esforços conjuntos de ministérios importantes como por exemplo os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Projetos do Programa
Os projetos do programa prevêm uma utilização de mais de 101 mil bolsas em quatro anos para que se possa promover os intercâmbios de forma que todos os alunos tanto de graduação como também de pós graduação possam realizar assim seus estágios no exterior, com uma finalidade de manter o contato com diversos sistemas educacionais considerados competitivos com relação as tecnologias e também inovações.
Com isto como resultados temos a busca de atrair pesquisadores do exterior, que tenham interesse em se fixar no Brasil, sendo inclusive estimulados a isto, ou até mesmo se estabelecer uma série de parcerias com todos os pesquisadores brasileiros em áreas consideradas prioritárias e que são determinadas através do Programa, assim como também se criar as oportunidades para que os pesquisadores possam receber assim um importante e especializado programa de treinamentos no exterior.
Como Participar?
Os candidatos deverão contar com alguns requisitos, como por exemplo, ser brasileiro ou mesmo naturalizado. Estar matriculado nas instituições de ensino superior em cursos que sejam relacionados as áreas de prioridade do programa Ciência sem Fronteiras.
Ter tido uma classificação com nota através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM com nota que seja superior a 600 pontos levando testes realizados a partir de 2009. Ter um bom desempenho acadêmico e ainda ter concluído pelo menos 20% e no máximo 90% de seu currículo para o curso de graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!