Os gêmeos siameses são os gêmeos formados a partir do mesmo zigoto, onde o disco embrionário, não se divide por completo, produzindo assim, gêmeos que estarão ligados por uma ou mais partes do corpo, ou que tenham uma parte do corpo compartilhada entre os dois.
Qual a Causa
Os gêmeos siameses são causados por uma alteração genética que acontece logo no início da gravidez, sendo que esta alteração pode ser detectada logo na primeira ultrassonografia. O que torna a realização de exames completos, com ultrassonografia tão importante, assim como a realização de uma cesariana no caso de ser diagnosticado a formação de gêmeos siameses, para evitar a morte da mãe e dos bebes.
Os gêmeos siameses podem ser unidos pelo tronco e cada um ter seus órgãos internos funcionando perfeitamente, casos em que uma cirurgia para separá-los é indicada. Mas há gêmeos siameses que compartilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, sendo que nesses casos a cirurgia não pode ser feita.
Mas há outros casos, em que os gêmeos siameses são unidos pela cabeça ou pelas pernas, braços ou por várias partes do corpo, compartilhando até os mesmos órgãos. Sendo que então, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los, pois há o perigo de um ou até os dois virem a morrer durante a cirurgia ou em complicações pós-operatórias.
Mas geralmente gêmeos siameses podem viver unidos por muitos anos, embora hajam poucos casos de gêmeos siameses que continuaram unidos e chegaram a vida adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!