A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactériaClostridium botulinum, que é a bactéria que costuma causar a intoxicação alimentar. A Toxina Botulínica é uma substância altamente tóxica que afeta o sistema nervoso causando paralisia e morte, mas mesmo assim é usada há muitos anos na na área da Oftalmologia e Neurologia, paratratar o estrabismo, espasticidade, distonia cervical, distonias focais e blefarospasmos.
Qual a Função
Para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos liberam a acetilcolina, que se liga aos receptores nas células do músculo e faz as células musculares contraírem. A toxina botulínica atua, impedindo a liberação da acetilcolina e, assim, impedindo a contração das células musculares.
Mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais como reações alérgicas, erupções cutâneas, coceira, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para engolir, dificuldade em respirar, náuseas e fraqueza, além de dor e sensibilidade no local das injeções.
Sendo que dentro de poucos dias após a aplicação da Toxina Botulínica já se pode ver os efeitos no relaxamento dos músculos da face e a diminuição das rugas. Sendo que após duas semanas da aplicação da Toxina Botulínica se pode notar a real melhora na aparência das rugas, mas esse efeito vai desaparecendo aos poucos dentro de 2 a 3 meses., sendo então necessário fazer nova aplicação da Toxina Botulínica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!