Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Magnetismo da terra - O que significa?

                                      campo magnetico da terra
Você já parou para olhar para uma bússola e se perguntou como ele funciona? A grande maioria das pessoas lembram das aulas de física de uma força chamada magnetismo. Basicamente é um tipo de força que acontece quando dois tipos de matéria se encontram, sendo que eles podem se unir ou se repelir.
A bússola funciona basicamente levando em consideração que a Terra  é um grande imã, que consegue atrair para seus pólos determinados tipos de metal

Características

E este fenômeno acaba criando o chamado magnetismo terrestre. Existe um campo magnético ao redor do Planeta Terra que impede que o ambiente  da Terra, incluindo a atmosfera, se separe e se misture com o restante do universo. E é basicamente por causa deste campo magnético que a bússola consegue sempre apontar para o Norte.
O campo magnético terrestre ainda não é um fenômeno que consegue ser 100% entendido pelos cientistas. Mas a maioria dos especialistas concordam que este campo magnético é gerado por correntes elétricas do núcleo externo líquido.Portanto, este campo magnético funciona como um grande imã em barra, como se houvesse um na parte de dentro da Terra. Mas ao contrário dos imãs em barra, os movimentos dos elétrons não são coordenados.

Reversão

Os cientistas dizem ainda que este campo magnético terrestre não é fixo como em uma barra comum, e que ele pode sofrer o que é chamado de reversão ao longo dos anos.
Mas este é um fenômeno considerado raro na vida do Planeta, sendo que os cientistas acreditam que ele aconteça em intervalos de dezenas de milhares de anos. Acredita-se que o último fenômeno de inversão do campo magnético tenha acontecido por volta de 780 mil anos atrás.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.