Nuvens não são todas iguais, elas possuem formas e efeitos diferente. Através da observação das nuvens, podemos identifica-las e saber que tipo de evento meteorológico está por vir.
Tipos de Nuvens
Cumulus
Essas são nuvens isoladas, de base levemente horizontal. Ela é um dos tipos de nuvens que se encontram no estágio baixo, a 2 quilômetros da superfície terrestre, assim como a congestus, cumulonimbus, stratocumulus e stratus. Tem contornos bem definidos, cor branca e normalmente provoca pancadas de chuvas formadas de gotículas de água, mas também pode conter gelo no topo.
Congestus
Bordas protuberantes no topo, são altas, ou seja, são maiores na vertical do que na horizontal e indicam instabilidade e um possível ciclone em altitude.
Cumulonimbus
São nuvens bem altas, com forma de montanha e são muito grandes, podendo ser vistas de longe. Costumam ter forma de bigorna no topo, ser mais escura e trazer chuvas com grandes gotas de água e granizo. Associada a tempestades com raios e trovões.
Stratus
Cinzenta, provoca chuviscos e neblina. Tem base uniforme e costuma encobrir o sol ou a lua.
Nimbostratus
As nimbostratus, altostratus e altocumulus são nuvens em estágio médio, entre 2 e 8 quilômetros de altitude. A nimbostratus é uma nuvem escura com extensão grande, base difusa, tem em sua formação gotas de chuva, flocos de gelo ou cristais de gelo.
Altostratus
São nuvens semelhantes a um lençol cinzento, pode ser azulada ou branca, com partes finas que possibilitam ver o sol. Formada por gotas de chuvas ou cristais de gelo.
Altocumulus
Nuvens cinzentas ou brancas com forma de rolos. Você pode ver o céu claro por entre essas nuvens e elas são comumente formadas por gotas de chuvas apenas.
Cirrus
Cirrostratus
Nuvens que se assemelham a um véu transparente, dando ao céu um aspecto leitoso. Formada por cristais de gelo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!