O processo da chuva de granizo apesar de gerar muitas vezes estragos nas casas das pessoas é um fenômeno da natureza incrível, e podemos dizer que toda a água se evapora dos rios e dos mares, chegando as nuvens encontrando temperaturas que ficam abaixo de 80 graus negativos, e rapidamente acabam virando gelos congelados, com tudo isto os vapores de água ficam com mais peso do que a nuvem pode aguentar e com isto começam a cair em formas de pedras de gelo, estes que são chamados de granizo.
Sobre a Chuva de Granizo
Estas nuvens atingem mais de 25 km de altitude a partir das linhas do Equador, e ela somente aparece em regiões mais quentes. Isto tudo acontece porque ela se forma graças as temperaturas que são mais elevadas e um alto índice de umidade relativa do ar, o que é muito raro de acontecer em países mais frios.
Informação
Estas pedras contam com um tamanho médio equivalente a 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isto pode variar bastante. Para se ter ideia na década de 70 nos Estados Unidos foi registrado um granizo que tinha mais de 14 cm de diâmetro e ainda mais de 750 gramas de peso, considerado como o maior granizo já registrado do mundo.
As trocas de temperatura e a terra cada vez mais quente ocasionam cada vez mais quantidades de chuvas maiores, e com chuvas de granizo bastante frequentes, e por isso é a hora dos humanos terem atenção e mais cuidado com a natureza para não sofrermos problemas graves em um futuro próximo.
Vídeo sobre a Historia da Chuva:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!