Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Golpe ou Revolução de 64? Entenda

Muitos são os comentários a respeito do que aconteceu em 1964 e alguns chamam de Revolução e outros de Golpe de Estado, por isso trouxemos os fatos e vocês poderão entender o que aconteceu realmente.

                            Golpe ou Revolução de 64?

O que realmente aconteceu em março de 1964 já que muitas pessoas dizem que foi uma revolução e outras alegam ser um golpe de estado, portanto trouxemos tudo para vocês conseguirem chegar a uma real conclusão. Na verdade existe uma divisão de ideologias e com isso de um lado os militares saudosistas continuam chamando o que ocorreu em 1964 de revolução, já a imprensa e muitas outras pessoas preferem chamar o evento de golpe de Estado.
Para se entender realmente o que aconteceu precisamos explicar que Revolução é uma quebra violenta da hierarquia política e social que coloca abaixo quem estava no topo, colocando os que estavam embaixo no lugar e Golpe de Estado é a ruptura da ordem jurídica para substituição de elementos no governo.
Entenda e Conclua
Em 1963 houve um plebiscito e o povo escolheu que queria um regime presidencialista e João Goulart assumiu a presidência com amplos poderes, mas vários problemas continuaram acontecendo na estrutura política e por isso em 1964 aconteceu um movimento de reação por parte das Forças Armadas, alto clero da Igreja Católica e conservadores da sociedade brasileira e apoiados pelos Estados Unidos porque eles temiam que o Brasil se transformasse em uma ditadura socialista. Todos os empenhos e planos de João Goulart para estabilizar a economia não estavam dando certo e eram vistas como medidas comunistas e com isso a oposição militar veio à tona para impedir muitas outras reformas.
Com isso aconteceu um movimento contra a corrupção, subversão da ordem e que foi chamada também de uma contrarrevolução e com isso no dia 1º de abril foi instalado no Brasil o regime militar que durou até 1984.
O movimento foi segundo os militares, uma ação anticomunista e com isso foram eliminados os possíveis pretendentes ao poder fossem eles guerrilheiros ou sindicalistas.
A repressão foi instituída, a imprensa foi censurada e com isso o regime militar como os militares exigiam que fosse chamado passou a ser conhecido como o regime opressivo da ditadura.
Claro que existem pessoas contra e a favor da Revolução ou Golpe de 1964 e vocês poderão tirar suas próprias conclusões depois de terem lido tudo que explicamos acima.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.