Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Governo muda sede para Cachoeira como marco do início do 2 de Julho

Sede do governo é transferida para local histórico pelo 6º ano consecutivo.
Data 25 de junho marca o início da luta pela Independência da Bahia.
Do G1 BA

                                                                                                                                             
Sede do Governo da Bahia é transferida para Cachoeira (Foto: Manu Dias/GOVBA)

A cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, é transformada em sede do Governo da Bahia nesta terça-feira (25), para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela lei 10.695, de 2007, e ocorre há seis anos consecutivos.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), o governador Jaques Wagner faz os despachos de Cachoeira nesta terça-feira. Serviços estaduais, como o SAC, e as bibliotecas móveis, também estarão na cidade.
Pela manhã, o governador e autoridades participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira em frente à Câmara dos Vereadores. As comemorações continuam com a missa solene realizada na Igreja do Rosário, o chamado Te Deum. Será realizado ainda um desfile cívico pelas ruas da cidade.
  •  
Sede do Governo da Bahia é transferida para Cachoeira (Foto: Manu Dias/GOVBA)Sede do Governo da Bahia é transferida para Cachoeira (Foto: Manu Dias/GOV BA)
Em 5 de junho deste ano, a presidente Dilma sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. O projeto de lei de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) tramitava desde 2008 e foi aprovado no plenário do Senado no dia 8 de maio de 2013.
O movimento de independência na Bahia começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823. Antes, em 7 de setembro de 1822, foi declarada a Independência do Brasil, no entanto, tropas portuguesas ainda resistiam no território baiano.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.