Conheça mais sobre o autismo infantil, seus sintomas e tratamentos.
Infelizmente os estudiosos ainda não conseguiram desvendar esta doença tão complexa que não tem cura.Atinge em sua maioria crianças do sexo masculino e percebe-se que estas crianças criam um mundo particular, ficando alheias a quase tudo, não atendendo quando chamadas, possuem atraso intelectual, comportamentos repetitivos, quase ou nunca falam e não possuem imaginação.
O autismo é um distúrbio do desenvolvendo e afeta o convívio social, linguagem, comunicação, comportamento e pensamento.
O autismo se manifesta antes dos três anos de idade e cerca de 70% dos autistas possuem algum retardo mental.
Sintomas
- Ao contrário de outros recém- nascidos, o bebê não resmunga
- Até os 16 meses não fala uma única palavra.
- Também não pronuncia duas palavras ou frases inteiras até os 2 anos.
Interessa-se pouco pelas brincadeiras e pelo relacionamento com as demais pessoas. - Não presta atenção e não responde quando é chamado pelo nome.
- Evita o olhar dos outros e demonstra dificuldades em interpretar o tom da voz ou as expressões faciais alheias.
- Não corresponde ás emoções daqueles que convivem com ele.
- Pouco olha para as pessoas.
- Apresenta manifestações auto-agressivas, como bater a cabeça e fazer birra.
Refere-se a si mesmo com o nome próprio, fala de um número restrito de assuntos preferidos. - Olha fixamente e por muito tempo os objetos, como a roda de um carro ou o tambor da máquina de lavar enquanto gira.
- Age como se não tivesse conhecimento daquilo que acontece com os outros,
- É agressivo sem motivos para isso
- Torna-se inacessível à comunicação com os outros
Em vez de explorar o seu meio ambiente e as novidades, restringe-se na fixação de objetos - Apresenta às vezes, gestos imotivados como o balancear das mãos ou então balancear-se
- Cheira ou lambe os brinquedos
- Aparentemente mostra-se insensível aos ferimentos podendo mesmo agredir-se
leia mais
Tratamento
Quanto mais cedo for detectado o autismo, mais fácil será o tratamento que terá que possuir um conjunto de ajuda como procedimentos educativos, comportamentais, psicológicos, fonoaudiológicos e de motricidade que ajudam a criança a ter uma vida social melhor e a desenvolver uma correta comunicação e desta forma conseguir perceber que se ele se comunicar terá as coisas mais facilmente.
O tratamento é demorado porque o médico terá que ensinar por etapas criando um passo a passo que será repetido quantas vezes for necessário e a cada acerto ela terá uma recompensa.
As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas sabe-se que tem algum fator genético que ainda não foi estudado a fundo.
Como lidar
Em qualquer tipo de deficiência a aceitação, o carinho e o amor são os únicos ingredientes necessários para lidar com eles.
Fonte
Associação dos amigos da criança autista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!