Aprenda mais sobre Lepra ou Hanseníase. Saiba como se prevenir.
O que é a Lepra?
A Lepra ou Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que afeta a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma média de período de incubação de 3 anos. A lepra pode afetar todas as idades e ambos os sexos. Ela é causada por uma bactéria conhecida como Mycobacterium Leprae.Sintomas
Os principais sintomas são: aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda visível da sensibilidadeao calor, frio e ao toque; sensação de formigamento, fisgadas ou formigamentos nas extremidades; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular. Em alguns casos a Hanseníase pode provocar infecções nasais causando o aparecimento de crostas, sangramentos e bloqueio aéreo.Transmissão
A Hanseníase se espalha pelo contato com doentes sem tratamento, pois eles espalham as bactérias através de espirros, secreções nasais e gotículas da fala. Basicamente eles expelem a bactéria at5raves do sistema respiratório.Já no caso dos doentes que estão em tratamento não há risco de contaminação.
O tratamento para Hanseníase é feito desde 1940. E tem passado por um continuo processo de evolução.Tratamento
O tratamento se da com o uso de um coquetel de drogas, o PQT (poliquimioterapia). É constituído pelas drogas Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.Prevenção
A prevenção se da através da aplicação da vacina BCG, a mesma usada para tuberculose. Vale lembrar que a BCG não é totalmente eficaz e serve apenas como tratamento preventivo. Os médicos aconselham também que pessoas que vivem em contato diário com pacientes da doença façam exames anualmente durante pelo menos 5 anos após o ultimo contato com a pessoa infectada, isso vale principalmente para crianças. Alem disso uma importante arma para prevenir a doença é conhecer os sintomas e saber como diagnosticar a doença. Quanto mais cedo se souber da doença, mais cedo o tratamento começa e as chances de seqüelas diminuem muito.
|
O que é a Lepra?
A Lepra ou Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que afeta a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma média de período de incubação de 3 anos. A lepra pode afetar todas as idades e ambos os sexos. Ela é causada por uma bactéria conhecida como Mycobacterium Leprae.
Sintomas
Transmissão
A Hanseníase se espalha pelo contato com doentes sem tratamento, pois eles espalham as bactérias através de espirros, secreções nasais e gotículas da fala. Basicamente eles expelem a bactéria at5raves do sistema respiratório.
Já no caso dos doentes que estão em tratamento não há risco de contaminação.
O tratamento para Hanseníase é feito desde 1940. E tem passado por um continuo processo de evolução.
Tratamento
O tratamento se da com o uso de um coquetel de drogas, o PQT (poliquimioterapia). É constituído pelas drogas Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.
Prevenção
Alem disso uma importante arma para prevenir a doença é conhecer os sintomas e saber como diagnosticar a doença. Quanto mais cedo se souber da doença, mais cedo o tratamento começa e as chances de seqüelas diminuem muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!