Existem muitas doenças que podem causar a falência de diversos órgãos ou trazer consequências graves a saúde. Uma dessas doenças é a de Diarréia Aguda. Para quem nunca ouviu falar, saiba mais sobre essa doença que parece ser inofensiva, mas que pode trazer sérios malefícios ao nosso organismo.
O que é?
Para entender a doença, vamos primeiro entender conceitos mais simples. A diarreia acontece quando a proporção de água contida nas fezes aumenta, aumentando consequentemente o peso fecal diário, que está em torno de 250g, quando o normal não passa de 200g.
Quando se denomina de diarreia aguda, indica que a diarreia possui um início súbito e tem duração menor que três semanas. Por isso é usado o termo agudo.
O que causa?
Normalmente, a maior parte dos tipos de diarreia são causadas por bactérias, vírus ou parasitas. Isso porque existem germes que alteram o funcionamento do intestino devido a produção de toxinas, pois essas toxinas agem diminuindo a absorção de líquidos pelo intestino e como resultado há a perda excessiva através das fezes. De modo mais raro, a diarreia também pode ser causada por hipertireoidismo ou por tumores gastrintestinais, sendo eles benignos ou malignos. Isso acontece, pois o corpo também produz nessas condições as mesmas substâncias que causam a diarreia.
Existem alguns fatores que podem contribuir e nos deixar exposto, facilitando que tenhamos diarreia. São esses:
- Beber ou manusear água não tratada ou fervida
- A utilização de encanamentos furados
- O uso de depósitos mal fechados ou sem limpeza
- Tomar banhos em lugares que a água não é potável, como rio ou açude.
- Não lavar bem as mãos
- Deficiência na higiene pessoal
Sintomas
Para saber se uma pessoa está com diarreia, é verificado o estado deconsistência das fezes, pois na diarreia, essa atinge o estado líquido, sendo feita de maneira menos densa e pastosa. Além disso, existem sintomas que indicam a presença da diarreia como: desconforto abdominal, cólica, sensação de estufamento, gases, mal estar, vômito, náusea, sangramento, pus nas fezes e febre.
Tratamento
O melhor jeito é prevenir e promover um bom saneamento básico com muita higiene e limpeza em todos os locais, impedindo a proliferação de bactérias, vírus ou parasitas. A diarreia aguda, normalmente se regulariza em poucos dias, só é preciso tratar das consequências e de alguns sintomas. É preciso beber muita água, paramanter o corpo hidratado, evitar alimentos muito gordurosos, ter uma alimentação mais leve e tomarmedicamentos antidiarreicos receitados por um médico.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!