Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Doenças Causadas por Cigarro

Embora muita gente já conheça, é muito importante saber todos os malefícios causados pelo cigarro. Conheça as principais doenças e quais os sistemas afetados.
                           

Muitas doenças assolam a humanidade devido a hábitos e a vícios que  adquiridos, que não sabemos como largar. Existem muitas coisas que podem nos viciar, como o álcool, o cigarro e outras drogas. Independente de ser liberado, o álcool e o cigarro fazem tão mal quanto qualquer outra droga, trazendo inúmeras doenças a longo prazo e muitos prejuízos a  prazo. Nesse artigo, abordaremos com mais enfoque os males que o cigarro nos traz e as doenças que a sua dependência causa.

O cigarro

O cigarro é um dos maiores vícios do planeta. Grande parte da população fuma, pois é algo que pode aliviar tensões e trazer bem estar momentaneamente, assim como as outras drogas. Nem tudo que traz prazer no momento, trará prazer para sempre. O cigarro contém substancias muito tóxicas que muitos não possuem nem o conhecimento. Além disso, o cigarro contém também a , que é a substancia viciante, que torna o fumante viciado.
As mais de 4.700 substancias contidas no cigarro atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos. Dentre as inúmeras substancias, o cigarro possui mais de 60 substancias cancerígenas, sendo as principais: nicotina, benzopireno, nitrosaminas, substancias radioativas, agrotóxicos, solventes, metais pesados como chumbo e o cádmio, níquel e arsênico, cianeto hidrogenado, amônia, formol, monóxido de carbono, entre outros.

Doenças causadas pelo fumo

Existem inúmeras doenças que podem ser causadas pelo vício do tabagismo tanto para os fumantes ativos e passivos. Dentre elas, estão as principais:
  • Câncer: doença responsável por 30% das mortes por câncer, sendo 90% das mortes por câncer de pulmão. Existem outros canceres causados pelo uso do cigarro, como câncer de boca, de laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e até no colo do útero.
  • Doenças Coronarianas: são responsáveis por 25% das mortes causadas pelo cigarro, sendo as mais comuns a angina e o infarto do miocárdio.
  • Doenças Cerebrovasculares: o cigarro é responsável por 25% das mortes por doenças cerebrovasculares, sendo a principal o derrame cerebral.
  • Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas: são doenças como bronquite e enfisema pulmonar, tendo cerca de 85% das mortes causadas pelo cigarro.
É preciso ter consciência dos malefícios causados pelo cigarro e tentar para o quanto antes, prevenindo passar por tratamento de alguma doença causada pelo tabaco. Zele por sua saúde e pela dos outros, pare de fumar. Pense nisso!
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.