Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Frutose pode causar diabetes

Estudos realizados comprovam que o uso da Frutose pode causar diabetes, ou até mesmo agravar seu nível metabólico da doença. Veja mais sobre a frutose, tire dúvidas sobre alguns sintomas e previna-se
                                            Frutose pode Causar diabetes

Conhecida também como levulose, derivado do milho, a Frutose é um carboidrato e pode ser encontrada em vegetais (cebolas, repolhos), no mel, nas frutas como uvas, melões, laranjas e nos cereais ou ainda em alguns adoçantes usados para dietas e em uso industrial de doces, bebidas e etc. A frutose pode causar diabetes, pois é pré-estabelecida em duas formas de cadeias: as fechadas e abertas. Por isso é facilmente confundida com a Glicose, que tem duas formas de cadeias também. A diferença é que a frutose é rapidamente absorvida e convertida em gordura pelo fígado e sua ingestão elevada acaba levando a males de aumento dos níveis de triglicerídeos e até mesmo de colesterol.

Efeitos da Frutose

Os efeitos metabólicos da frutose foram estudados e avaliados em um indivíduo saudável e em oito pacientes diabéticos. Observando seu equilíbrio metabólico, foi constatado que a frutose pode causar diabetes. Nos estudos, analisaram a alimentação contínua com uma dieta líquida sintética contendo frutose como o único carboidrato. Em cada caso, o tratamento com insulina foi interrompido. 
A mistura foi bombeada através de um tubo para o trato gastrointestinal a um ritmo lento e constante o tempo todo. Desta forma a frutose foi totalmente utilizada ou armazenada; nenhum fragmento foi recuperado a partir do sangue ou da urina. Durante a alimentação contínua com frutose, a glicose no sangue de cada paciente estabilizado em seu nível próprio de jejum particular, nunca ficou abaixo dela. Já a Glicosúria, que nada mais é que a presença de glicose em excesso na urina diminuiu, podendo até mesmo desaparecer, dependendo do nível de jejum caso seja abaixo do limiar renal de carboidratos, potássio e fosfato que foram mantidas em quantidades consideráveis.
A frutose não foi eficaz na diabetes grave, caracterizada por altos níveis de glicose no sangue em jejum, glicosúria intenso e rápido início de Cetose grave. Algumas razões são dadas para atribuir a ineficácia de frutose nesses pacientes a um ritmo acelerado de liberação hepática de glicose, de modo que nenhum ganho na quantidade de carboidrato disponível dentro da célula hepática pode ocorrer. Conhecimento dos mecanismos que regulam a taxa de liberação de glicose a partir de células do fígado é fragmentário.  O Aumento de acido úrico, excesso de peso, lipoproteínas baixa e possível esterilidade também são alguns dos efeitos que o uso da frutose pode causar aos Diabéticos.
Sintomas Diabetes
A Diabetes atinge mais de 14 milhões de Brasileiros, podendo dobrar até 2030. (Foto: Divulgação)

Sintomas da Diabetes

Doença Crônica Metabólica, devido ao aumento excessivo de açucares (glicose) no sangue, com a não produção de insulina suficiente que ajuda a transportar hormônios para as células.
Cansaço e Sonolência são alguns sintomas detectados em seu estágio inicial, por isso é muito complicado se detectar o diagnóstico. Mesmo havendo excesso de apetite, em alguns casos você acaba perdendo peso, acaba urinando mais e excluindo por ela mesma a glicose e você tem um aumento do nível hiperglicêmico no sangue e sede excessiva, podendo trazer algumas complicações renais, alterações oculares e neurológicas, e sério risco cardíaco
As causas para o inicio da Diabetes são diversos, como alguma disfunção genética, defeitos na conservação pró-insulina, mau andamento do pâncreas, excesso do hormônio do crescimento. Suas complicações, no entanto, podem ser controladas. Um exemplo: se uma pessoa normal se ferir, o tempo do organismo dela cicatrizar é rápido comparado a de um diabético, que se não cuidar bem e ficar atento ao ferimento pode levar ao risco de amputação.

Prevenção

Reduzir o consumo de frutose, com uma atenção a mais se você já estiver acima do peso, pois em situações assim você pode agravar ainda mais a doença. Ao contrário disso, aumente gradativamente o consumo de muitas fibras, como pão, macarrão, pois a fibra ajuda a imunizar a absorção de glicose, deixando estável a glicemia. Aumentar o uso de frutas ricas em vitaminas C e frutos do mar como peixes, brócolis, grãos integrais ou qualquer outro ingrediente contendo ‘’cromo’’, pois este material também auxilia nesta absorção. Fique ligado a alimentos ou até mesmo aos produtos ‘’diet’’ que na verdade não ajudam, pois tem adoçantes artificiais, nos quais acabam piorando o processo.
Busque conhecer bem seu organismo, indo regularmente aos médicos especializados como nutricionista, e usando essa utilidade terapêutica para trazer mais benefícios e não achar que sua vida vai acabar por donta dessa doença. Ainda não havendo cura para a diabetes, os graus da ciência nos dias atuais ajudam a desenvolver formas de controlar a doença. Então entenda que o uso da frutose pode alterar gravemente seu estado, levando a uma lesão metabólica  significativa. Por isso controlar, ter atenção e cuidado com que se ingere hoje em dia é essencial para a prevenção não apenas da diabetes mas de muitas outras doenças.
Viver melhor hoje é um dilema a ser batido nos dias atuais em meio a tantos episódios ruins no mundo afora. Pratique esportes e realize exercícios físicos, melhorando assim sua auto estima e seu próprio estilo de vida. Cuide do seu bem maior, cuide mais de você e do seu corpo!
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.