Um mineral raro chamado tranquillityita, que só tinha sido encontrado em amostras de rochas tomadas por astronautas na Lua há 40 anos atrás, foi descoberto na Austrália. Cientistas confirmaram hoje (5) a descoberta.
“É incrível que exista tranquillityita todo esse tempo em rochas da Terra e passou tanto tempo desde que ela foi encontrado na Lua para ser detectada aqui”, disse Birger Rasmussen, que liderou a equipe da Universidade de Curtin, responsável pela descoberta.
O raro mineral tem aspecto marrom avermelhado, em forma de minúsculas agulhas mais finas do que o diâmetro do cabelo humano e sua composição contém principalmente de sílica, titânio, zircônio e ferro.
Descoberta por acaso
A descoberta deste mineral raro aconteceu por acaso, quando o grupo de cientistas foi analisar minuciosamente fatias de rocha com um microscópio eletrônico para detectar elétrons, disse Rasmussen.
A tranquillityita, até agora foi detectados em seis locais na Austrália Ocidental, e está presente em rochas ígneas, como dolerita, que é popularmente conhecido como “granito preto” e é um dos últimos minerais a se cristalizar a partir do magma.
“De fato, nós suspeitamos que a tranquillityita logo seria reconhecida em rochas similares, como a dolerita em todo o mundo “, disse o cientista.
O mineral, que está presente em pequenas quantidades e não tem valor econômico, poderia ser útil para determinar a idade das rochas que foram encontradas e dá mais peso à tese de que a Lua se desprendeu da Terra ou pelo menos se chocou com ela.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!