Dermatofitose - Causas e Tratamento desta micose de pele
A dermatofitoses são micoses superficiais nas quais a infecção por parte dos fungos afeta as camadas superficiais da pele.
Tipos de Dermatofitose
Tinea Corporis: essa afeta a pele que não tem pelos, essa é a mais comum, sobretudo em pessoas mais obesas, causadas pelos fungos M. canis ou T. mentagrophytes.
Tinea Pedis: mais conhecida como “pé de atleta” causa lesões vesiculosas nos dedos o escamações nas regiões plantares dos pés causada pela espécie T. rubrum, T.mentagrophytes e E.floccosum.
Tinea da barba: causada por agentes dermatófitos zoofílicos (de animais) e a sua incidência, além de baixa é quase exclusiva de meios rurais. As lesões são localizadas na face, na zona com barba e podem ser superficiais (anulares com bordos vesiculo-pustulosos) ou profundas (massas nodulares infiltradas de cor vermelho-arroxeada).
Tinea do couro cabeludo: pode surgir em qualquer idade e é caracterizada pelo surgimento de placas escamo-crostosas e possuem a cor amarelada. Pode levar a perca de cabelo. Causada pelo agente T. schoenleinii.
Tinea tonsurante tricofítica: surgem pequenas placas em grande quatidade no local onde o cabelo cai, os cabelos votam a crescer pois a micose possui uma cura espontânea, normalmente surge na puberdade, embora também possa surgir nos adultos. Causada pelos agentes T. tonsurans, T. violaceum e T. rubrum.
Tinea tonsurante microscópica: essa micose é contagiosa, principalmente entre os jovens, ela é caracterizada por placas grandes e circulares, mas possui uma cura espontânea na puberdade e não deixa marcas.
Causa
Essa infecção é causada por um fungo, normalmente aparecem em crianças, porem pode aparecer em pessoas em qualquer idade. Elas não são perigosas pois o fungo não está equipado para invadir totalmente o corpo, ele se alimenta de células mortas queratinizadas da pele, unhas e pelos. A infecção pode resultar do contato direto entre pessoas, de pessoas com animais ou do contato com o solo onde estão os parasitas.
Tratamento
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!