A mastectomia preventiva, que é tão falada na mídia atualmente, nada mais é do que a retirada completa de uma ou duas das mamas como forma para prevenir o câncer de mama.
E este tipo de processo é indicado para as mulheres que contam com muitas chances de ter a doença e possuem os dados genéticos de BRCA1 ou BRCA2. Ambos são ligados ao câncer de mama e também de ovário, bem como também para mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas.
Como Detectar os Genes
Quem tiver interesse em detectar os genes de câncer de mama precisa realizar um exame que é chamado de mapeamento genético, e os resultados deste processo são comparados junto de um histórico familiar da pessoa já que nem todas que contam com este tipo de marcador devem desenvolver a doença. Este tipo de teste não acontece através do SUS e nem mesmo todos os planos de saúde o cobrem.
Sobre o Exame
A cirurgia de mastectomia preventiva previne até mesmo 95% de chances de câncer de mama e não só de tem 100% de chances já que ele poderá acontecer em alguns resquícios de tecidos mamários na parede torácica ou ainda nas regiões da axila, por este motivo é muito importante se realizar exames bem como acompanhamento médico sempre.
Prevenção
A prevenção da doença do câncer de mama poderá ser realizada de várias formas que não necessariamente é a mastectomia preventiva, e são elas:
- Prática regular de atividade física e
- Alimentação balanceada.
Procedimentos de Prevenção
- Auto exame de mamas a partir de 35 anos de idade.
- Mamografia e também ultrassom mamários anualmente depois de 40 anos de idade.
- Ressonância magnética nas mamas também a cada dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!