Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Enclise Regras e Exemplos

                                                  enclase
língua portuguesa é um grande problema para a maioria das pessoas que tem dificuldades em aprender a sua complicadíssima gramática, onde muitas vezes uma conjugação de verbos e uma vírgula colocadas de forma errada e no lugar errado poderão gerar uma grande confusão.
Por este motivo confira a seguir uma série de informações interessantes referentes a regras sobre ênclise e confira também alguns exemplos para que aprenda de uma vez por todas que certamente você nunca mais irá esquecer dos exemplos que serão citados a seguir. Veja as informações abaixo.

O que é Ênclise

Todos os pronomes oblíquos normalmente deverão estar bem colocados quando não forem citados e ferirem os ouvidos, ou mesmo quando não se opõem as tendências naturais da língua. Algumas situações diversas como por exemplo a produção dos textos, além de concursos e vestibulares nas redações exigem que se utilize os pronomes de forma adequada.

Regras de Pronomes

Os pronomes são divididos em oblíquos átonos, me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes, estes que sempre irão estar antes, no meio ou depois de verbos. Estes pronomes normalmente se unem a verbos pois tem uma pronúncia fraca.
A ênclise deverá acontecer quando o pronome vem depois do verbo e quando não há nenhuma palavra que possa o atrair. É importante lembrar de algumas regrinhas para se utilizar a ênclise neste sentido como por exemplo:
Quando o verbo começa em uma frase, como “Fala-se muito nesse problema.”
Juntamente com gerúndio e que não é precedido pelo termo em ou advérbios, como no exemplo “Apagou a luz, deixando-nos no escuro.”
E também com diversas fases que poderão exprimir ordem ou ainda pedido, como por exemplo “Você, comporte-se.”
Assim que o verbo estiver no infinitivo, e for precedido de uma preposição “A” ocorre a ênclise, como no exemplo:
“Estou disposto a perdoar-lhe.”

Dica

Existem ainda alguns casos opcionais onde é realizada a colocação de um pronome oblíquo de forma opcional como em casos de pronomes pessoais ou ainda sujeitos expressos como por exemplo “Ela disse-me assim / Ela me disse assim.”
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.