Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Como mudar o Nome no RG - Quando é possível fazer esta alteração

                                          rg
Nem sempre o nosso nome de batismo segue conosco pela vida inteira. Em alguns casos, as pessoas podem mudar o seu nome ao longo da vida, sendo que algumas delas inclusive fazem isso mais de uma vez. Uma das situações mais comuns é no casamento. Neste caso, a mudança é feita no sobrenome, sendo que tradicionalmente é a mulher que perde um dos seus sobrenomes para colocar o do marido.
Mas é importante ressaltar que isso não é uma obrigação e que as mulheres escolhemcomo vai ficar o seu sobrenome. Mas existem casos que é possível mudar o seu primeiro nome. Mas e todos os casos é necessário que a pessoa entre com este pedido na justiça.

Dicas

Apelidos públicos
É possível que a pessoa acrescente um apelido no seu nome oficial. Mas será necessário entrar com um pedido na justiça e provar que esta pessoa realmente é conhecida por aquele apelido, sendo que esta prova deve ser feita ou com testemunhas ou então com veículos de mídia, jornais, dentre outros. Os casos mais famosos incluem oPresidente Lula, que colocou este apelido no seu RG, e também a apresentadora Xuxa.
Exposição ao ridículo
As pessoas que se sentirem ofendidas ou que comprovarem passar por alguma situação vexatória por causa do seu nome podem solicitar a troca na justiça. Este é um processo que pode ser mais fácil, mas realmente é necessária a comprovação. Um exemplo muito famoso foi quando várias pessoas que tinham o nome de Bráulio entraram na justiça pedindo a mudança depois que esta palavra também passou a ser referência para o órgão genital masculino.
Homonímia
A pessoa que encontra outras com o mesmo nome pode entrar na justiça para pedir a inclusão de um outro sobrenome, mas não para mudar o seu primeiro nome. Neste caso, os outros sobrenomes devem estar ligados a família de alguma forma, sendo que esta comprovação deve ser feita através dos certificados de nascimento das pessoas.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.