
O fichamento de texto ou livro é uma ferramenta didática utilizada pelo professorpara saber do grau de atenção do aluno em relação à leitura solicitada por este professor.
Sendo que o bom fichamento de um texto ou livro poupa o aluno de ter de ler a obra novamente, pois o fichamento trás todos os principais dados contidos na obra.; o que vem a ser muito útil, principalmente quando não temos a posse do texto ou livro.
Fichamento de Texto ou Livro
| 1 | Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc); |
| 1.1 | Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado); |
| 1.2. | Nome da Editora (em caso de ter sido publicado); |
| 1.2.1. | Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas); |
| 1.2.2. | Número de páginas (do livro e/ou da parte lida). |
| 1.3. | Título da Obra; |
| 1.3.1. | Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica) |
| 1.3.2 | Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo); |
| 1.4. | Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc); |
| 1.5. | Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador; |
| 1.5.1. | Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma); |
| 2. | Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.); |
| 2.1. | Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas); |
| 2.2. | Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias); |
| 2.2.1. | Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo); |
| 3. | |
| 3.1. | Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor; |
| 3.2. | Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências); |
| 4. | Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença); |
| 5. | Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.). |
| 5.1. |
Outro Modelo
Itens
|
Conteúdo
|
Observação do Aluno
|
| 1. Tipo de Obra | Livro | |
| 1.1 Ano da Publicação | 1999 | |
| 1.2. Editora | ||
| 1.2.1. Edição | 1ª Edição | |
| 1.2.2. Páginas | 530 páginas | |
| 1.3. Título | O Poder da Identidade | Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros. |
| 1.3.1. Título original | The Power of Identity | |
| 1.3.2. Título do Capítulo. | Capítulo I – Paraísos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pág. 21 a 92). | Li parte do capítulo, que foi solicitado pelo professor, mas que não apresentava subdivisão. |
| 1.4. Localização | Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política | Há três exemplares na biblioteca, mas o que obtive é o que se encontra em pior estado. |
| 1.5. Autor | Manuel Castells | |
| 1.5.1. Tradutor | Klauss Brandini Gerhardt | |
| 2. Tema | Mudança Social, Sociologia | |
| 2.1. Palavras-chaves | Capitalismo; Cultura; Conflitos; Etnias; Identidade; Mudança Social; Poder; Povos. | |
| (….) | (….) | (…) |
| 5. Comentários | Considerei a obra difícil seja por se tratar de um tema que eu desconhecia, mas também pela quantidade de termos novos para mim. Entretanto, aprendi bastante depois de fazer uma segunda leitura e constato que o autor trata da profundidade da mudança social no mundo globalizado e o quanto isto impacta na cultura dos povos e na sua existência. Em minha opinião, ManuelCastells tem uma visão bem pessimista sobre este processo, embora admita que alguns processos bem interessantes também ocorram. | |
| 5.1. | Quero saber a opinião do professor sobre esta obra. Será que ele considera que o autor tem uma opinião muito negativa da mudança social sobre as sociedades? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!