Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Granizo?! Calma, não é fim dos tempos; a cada minuto acontecem cerca de 100 tempestades no planeta

      chuva-neve-granizo1
Choveu granizo ontem em várias cidades do recôncavo da Bahia. (Leia aqui) Nos últimos dias, outras cidades do nordeste brasileiro também enfrentaram as pedrinhas de gelo que caem do céu. Mas, logo aqui, no recôncavo? No nordeste? No semi árido?
Bem, vale salientar que esse fenômeno, chamado de chuva de granizo, começa como qualquer outra chuva.
Primeiro, o calor do Sol faz a água de rios, lagos e oceanos evaporar. Daí, por ser mais leve do que o ar, o vapor d’água sobe, encontra partículas sólidas, como grãos de poeira, e forma várias gotículas que, juntas, dão origem às nuvens.
A diferença entre a formação de nuvens de chuva comum e as de granizo está no clima. Só quando ele está bem quente e úmido formam-se pedras de gelo. Nesses dias, grandes massas de ar cheias de vapor sobem para a atmosfera e formam imensas nuvens de tempestade que, às vezes, atingem regiões muito altas, onde a temperatura está abaixo de zero grau.
Por causa do frio intenso, as gotas de água congelam e viram pedrinhas de gelo que ficam subindo e descendo constantemente dentro da nuvem. É assim que, com o tempo, elas se unem a mais partículas e cristais de gelo, até ficarem pesadas o suficiente para despencar lá de cima.
No meio do caminho até o chão, algumas pedras menores derretem, enquanto as maiores chegam ao solo em forma de granizo.
Há registros de pedras imensas, com até 20 centímetros de diâmetro (o tamanho da bola de boliche)! Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas. Aí a coisa já complica, né?
Vários tipos de chuva:
Nem toda chuva é igual. A garoa ou chuvisco surge de nuvens baixas e acinzentadas e é formada por gotas pequenas e redondas, que caem unidas e parecem flutuar. Quando as nuvens estão bem cheias de água, acontece a chuva comum, com pingos grandes. E se as nuvens estão muito carregadas e pesadas, caem gotas ainda maiores, que podem vir acompanhadas de raios.
ESCURIDÃO
Basta uma tempestade se aproximar e o céu começa a ficar negro. É que as nuvens que geram temporais são formadas por uma enorme quantidade de gelo e gotas grandes de água. Por isso, a luz do sol não passa.
Como a chuva de granizo acontece:
chuva-neve-granizo
  1. O vapor sobe.
  2. As gotas congelam.
  3. Elas se unem a mais cristais, ficam pesadas e caem!
Você sabia que:
  • A cada minuto acontecem cerca de 100 tempestades no planeta? Isso gera entre 60 e 100 raios por segundo.
  • Nem todas as nuvens acabam em chuva? Algumas têm gotículas de água tão pequenas que evaporam antes mesmo de cair.
  • A cidade em que mais chove no mundo é Mawsynram, na Índia? Ela está no estado de Meghalaya, palavra que quer dizer “morada das nuvens”.
  • Tomar chuva não deixa ninguém resfriado? Mas, quando ficamos expostos a mudanças rápidas de temperatura, o corpo fica mais sensível e podemos mesmo ficar doentes.
Consultoria: Carlos A. M. Rodriguez, Ricardo de Camargo e Fabio L. T. Gonçalves (professores do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP), Isimar de A. Santos (professor do Departamento de Meteorologia da UFRJ) e Marcelo E. Selochi (meteorologista do CPTEC/INPE).
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.