Planejamento da organização
- Salas de aula: lavar paredes, carteiras, cadeiras, piso, vidros, janelas, cortinas, armários, portas, ventiladores;
- Biblioteca: tirar pó dos livros, dos armários, dos ventiladores, das cadeiras estofadas; lavar mesas, cortinas, vidros, janelas, portas e piso;
- Sala de Informática, de vídeo e de música: tirar pó e limpar mesas, cadeiras estofadas, instrumentos musicais, monitores, TV e sons; lavar as cortinas, portas, janelas, vidros, piso de ambas;
- Banheiros: fazer a higienização das portas, paredes, pisos e revestimentos, vasos sanitários e mictórios;
- Refeitório e corredores internos: lavar paredes, pisos, vidros e janelas; higienizar o bebedouro;
- Sala dos professores, diretoria e secretaria: lavar paredes, janelas, vidros, portas e limpar mesas, persianas, cadeiras estofadas, armários e ventiladores;
- Cozinha: as merendeiras ficaram responsáveis pela higienização de tudo – paredes, azulejos, vidros, portas, piso, pias, mesas, cadeiras, geladeiras, freezer, cuba aquecedora, fogão, forno, bancadas. Elas também precisaram higienizar utensílios de cozinha, copos, pratos, talheres, cumbucas e aparelhos eletro domésticos. Na área de serviço da cozinha, será feita a limpeza geral de paredes, azulejos, pisos, tanques, janelas e vidros, tambores de lixo.
- Despensa de alimentos: geralmente, os alimentos são recolhidos quando há excesso na despensa. Se se a quantidade é menor, os produtos permanecem na escola e só o retiramos para que as prateleiras, paredes, janelas, vidros, pisos e portas sejam lavados e higienizados. Após a limpeza, os alimentos são organizados por data de validade, para que os de data mais próximo fiquem na frente para a sua utilização.
- Área externa: lavar pátio, laterais, fachada, calçadas e muros da escola.
- Quadra poliesportiva: o caseiro foi encarregado de mantê-la limpa. Ele também anotou se havia lâmpadas queimadas e qualquer outro objeto que precisasse ser trocado.
Além da limpeza de toda a escola, também investimos no registro de todos os materiais escolares no livro de patrimônio da escola e na arrumação de documentos.
Nessas horas, acredito que é importante reservar um pouco do dinheiro Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a realização de pequenas reformas e compras de materiais. Sabemos bem que os órgãos públicos vivem de licitações e, por isso, o que necessitamos pode chegar com atraso.
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