Mais
Como remover cravos do nariz usando água, sal e limão. Leia mais

Proteção cardíaca e auxílio contra diabetes: o painço e seus benefícios

Também conhecido como milho miúdo, cereal antes usado para alimentar pássaros passa a ser procurado no mercado para consumo humano


Por Rio de Janeiro
                                                          Milho muido - Painço (Foto: Getty Images)


painço é um cereal antigo, cultivado e consumido na região do Sudeste Asiático e África. É considerado um dos grãos mais antigos e bastante nutritivo. No Brasil era somente utilizado como alimento de pássaros ou aos adeptos de dietas macrobióticas. Com o aumento do uso de dietas macrobióticas, o painço teve uma grande procura no mercado daalimentação humana. Essa espécie de milho miúdo é considerado um cereal integral, de semente pequena, forma arredondada e em sua maioria de cor amarela, porém também pode ser encontrado na cor branca ou avermelhada.
É uma excelente fonte de Manganês, Magnésio, Fósforo e Triptofano.  A cada 100 g do produto, encontramos 12,5 g de proteína, 31,8 g de carboidratos e 3,5 g de gorduras totais.  A cada 100 g do produto encontramos 120 Kcal. Possui uma grande concentração de fibras solúveis e insolúveis. Muitas pesquisas apontam os benefícios de se manter uma dieta baseada em fibras, com o objetivo de evitar doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
O painço pode ser consumido sob a forma cozida ou como farinha, basta triturar a semente no liquidificador
O painço é contraindicado para indivíduos que apresentem diverticulite, diverticulose ou até mesmo com indicação clínica de restrição de fibras. Não apresenta um sabor muito agradável, no entanto seu preparo para consumo deve ser cuidadoso. Pode ser consumido sob a forma cozida ou como farinha, basta triturar a semente no liquidificador. Essa farinha pode ser adicionada em  massas, pães, bolos, mingaus, sucos, entre outros .Se optar pelo grão cozido, pode ser adicionado as sopas, saladas ou em substituição ao arroz. Quando utilizar o painço refogado, adicione temperos naturais, azeite, alho, limão, cúrcuma e sal marinho como sugestão.
Lembrando que esse cereal tem tanta proteína quanto o trigo, porém não contém glúten. No entanto pode ser consumido por pessoas celíacas, ou seja, que são sensíveis a digestão dessa proteína. O painço pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras orgânicas ou supermercados especializados. Atenção: produtos destinados ao consumo animal não devem ser consumidos.
Os benefícios:
Excelente protetor cardíaco:  Devido ao seu alto teor de magnésio, auxilia na redução da pressão arterial, reduzindo também o risco de infartos. Fortalece os ossos: O Fósforo por ser um mineral essencial no funcionamento e na estrutura do nosso corpo, faz parte da matriz dos ossos. Por este motivo, o Painço sendo uma boa fonte de Fósforo, os mantém fortes e resistentes.
Função energizante: O ATP, que é a principal energia utilizada pelo nosso corpo, depende da presença do Fósforo para desempenhar o seu papel. Logo, esse cereal contribui para a melhora do ânimo, combatendo a fadiga. O Fósforo participa também da formação de células nervosas, melhorando a nossa memória e concentração.
Auxílio no controle da Diabetes: Assim como outros cereais integrais, é também fonte de Magnésio. Este mineral está relacionado com a secreção do hormônio insulina, melhorando o uso da glicose. A  semente do Painço também é uma boa fonte de fibras que irá auxiliar no controle de absorção dessa glicose.
Prevenção na formação de cálculos biliares: Como todo alimento rico em fibras, evita o aparecimento de pedras no interior da vesícula. Existem estudos que comprovam o uso desta semente ou qualquer outro alimento fonte de fibras, onde essas pessoas têm 13% menos risco de apresentarem pedras na vesícula quando comparadas as que consomem menos. A presença regular destas fibras na alimentação irá diminuir a absorção de gorduras e a secreção de bile, consequentemente a chance do menor surgimento de cálculos.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Natália Oliveira (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: comente!

Copyright © 2014.