Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o mioma uterino e temem que seja um câncer e esta preocupação não possui fundamento porque os miomas uterinos são benignos e nunca se transformam em um tumor maligno, não sendo necessário fazer biópsia.
Não se conhece exatamente a causa dos miomas e algumas mulheres possuem, mas não tem nenhum sintoma ficando sabendo somente através de um ultra-som.
Aparecem mais em mulheres que estão em fase férteis e diminuem em mulheres na menopausa e mais em mulheres negras do que em brancas, com níveis altos de estrogênio, que comem muita carne vermelha, que possuem histórico de mioma na família, que nunca engravidaram e acima do peso.
Quando existem sintomas quais são?
- Volume abdominal
- Aumento no fluxo menstrual
- Dores na parte pélvica
- Alterações gastrintestinais
- Infecções urinárias
Tratamentos
A cirurgia somente é indicada quando o tratamento commedicamentos não for capaz de reduzir ou eliminar o mioma ou os incômodos sejam muitos.
leia mais
Outra técnica muito usada é a embolização que interrompe a ida de sangue para o tumor e esta interrupção faz com que ele diminua até desaparecer.
Infelizmente depois de tirados ou tratados os miomas podem voltar e por esta razão você precisa ir ao seu ginecologista regularmente.
Tipos de Miomas
Eles são quatro tipos:
- Intramurais eles nascem e permanecem nas paredes do útero e os sintomas só aparecem se eles crescerem muito e podem causar infertilidade
- Submucosos surgem próximos a cavidade uterina, e ainda podem aparecer no interior da cavidade do útero causando sangramentos vaginais.
- Subserosos também se formam na parede do útero, porém mais na parte externa e não causam sintomas a não ser quando crescem muito causam compressão dos órgãos próximos.
- Pediculares são os que crescem fora do útero, ligados ao útero como se fosse uma ponte e não causa sangramentos só sensação de peso no ventre.
Seja qual for o mioma, você precisa tratá-lo sem medo e seguir todas as prescrições do seu médico.
Quanto mais cedo for diagnosticado mais rápido você se livrará deste incômodo, mas não fique com receio porque mioma não é câncer e não mata!
Fonte
Portal do Mioma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!