Informações sobre o que é e quando usar a taquigrafia.
A taquigrafia é a escrita em sinais. Ela objetiva acompanhar a fala em tempo real, ou seja, acompanha de tal maneira a perder absolutamente nada do que é dito. Basicamente, ela representa fonemas básicos, indicando vogais e acordos vocálicos. Os primeiros sistemas foram elaborados por Samuel Taylor e Isaac Pitman.
Para leitura mais aprofundada, aconselha-se pesquisa na Enciclopédia Italiana. Métodos
Todos os métodos derivam dos sistemas Taylor-Pitman, com exceção do sistema Franz Xaver Gadelsberger. Usualmente, o uso da circunferência e imagens derivadas dela são características presentes, fator este que oferece maior comodidade e universalidade no aprendizado de um sistema.
De qualquer forma, um taquígrafo não necessita prender-se a um método ou sistema. Contanto que a comunicação assuma as responsabilidades que pretende atingir, cabe ao profissional da taquigrafia usar-se do melhor estilo ao seu caso e gosto. O trabalho é essencialmente individual e requer atenção metódica aos sons e coordenação suficiente para reprodução imediata. Quando Usar
A taquigrafia é um ótimo instrumento para reprodução de aulasuniversitárias e discursos importantes. Principalmente quando o evento é de última hora e não existem gravadores disponíveis. No entanto, ser um taquígrafo exige estudo e prática. De fato, visto o grau da representação empregada, o esforço equipara-se a aprender um novo idioma! A prática, portanto, é antes profissional do que para uso casual.
Como Encontrar
Acesse o site Taquigrafia Em Foco [fonte disponibilizada ao fim deste artigo]. No portal, você encontra manuais disponíveis, notícias diversas, informações sobre o universo dos taquígrafos e textos na íntegra do sistema Taylor – sistema universal da taquigrafia. O site conta ainda com bibliotecas personalizadas, exposição de fotos e, nossa, muito mais mesmo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: comente!